2º turno da eleição presidencial da Argentina ocorre no domingo

Paralisação está marcada para o dia 9 de maio. Foto: Emiliano Lasalvia / AFP
Compartilhe

O segundo turno da eleição presidencial da Argentina ocorrerá neste domingo (19/11) e será disputado entre Sergio Massa (Unión por la Patria) e o Javier Milei (La Libertad Avanza).

O segundo turno ocorrerá porque Sergio Massa não conseguiu fazer mais de 45% dos votos ou mais de 40% com diferença de 10% para Milei, como aponta a lei eleitoral do país.

O primeiro turno terminou com Massa com 36,69% dos votos, enquanto Milei teve 29,99%. Anteriormente, no entanto, nas primárias argentinas Milei havia sido o mais votado do país, com quase o mesmo percentual de votos, 30,04%.

Na história do país, somente o ex-presidente Maurício Macri conseguiu, em 2015, sair de segundo colocado no primeiro turno e virar o jogo no segundo turno, se elegendo.

Neste momento, Milei lidera as intenções de votos pelas pesquisas eleitorais.

Abstenção e participação

Na Argentina, o voto é obrigatório para maiores de 18 anos até os 70 anos. Mas, a partir dos 16 anos e depois dos 70, é possível escolher se irá votar ou não.

Ao todo, o país possui 35,4 milhões de eleitores aptos, dos quais 76,53% compareceram às urnas no dia 22 de outubro, informa a Direção Nacional Eleitoral (Dine), equivalente à Justiça Eleitoral no Brasil. Já nas primárias, foram 67,83%.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais