31 de outubro: entenda a importância do Dia do Saci na cultura do país

Foto: Wikimedia Commons
Compartilhe

Você sabe o que é comemorado no dia 31 de outubro? O dia do Saci! Você achou que eu fosse falar do Halloween, né?!

Acontece que essa tradição do Dia das Bruxas, não é brasileira e muito menos estadunidense. Convidamos o professor Fernando Pereira para explicar esse surgimento. Segundo ele, a tradição tem origem na cultura celta, na Irlanda. E foram os EUA que assimilaram a festa e com a indústria cultural espalhou o evento mundo à fora.

Com a globalização da festa, o evento que é marcado pela decoração e fantasias sombrias, foi um sucesso por aqui também. Mas para que a data remetesse à cultura brasileira, em 2003 um projeto de lei que estabelecia o dia do Saci Pererê, foi apresentado na Câmara dos Deputados.

O PL acabou sendo arquivado, mas a vontade de ressignificar o dia era tão grande que em alguns estados e municípios, o dia 31 de outubro virou o dia do Saci.

Até que em 2013 por meio da Comissão de Educação e Cultura, foi elaborado outro Projeto de Lei Federal, que institui o 31 de outubro como o Dia do Saci.

O professor Fernando Pereira explica a importância de criar essa data, principalmente para que as escolas adotem esse dia que valoriza a cultura do folclore brasileiro e ressalta ainda que a cultura brasileira tem base na miscigenação de muitos povos.

O professor disse que não é contra o Dia das Bruxas, mas que é preciso uma valorização maior da cultura local, sobretudo do folclore brasileiro.

Então, que tal aproveitar a data para saber mais sobre esse ser mítico, de uma perna só, que usa um gorro vermelho, que habita as florestas e é muito famoso pelas suas travessuras? Vale até relembrar outras lendas como a do Curipira, Boto Cor de Rosa, da Iara….

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais