Estudantes brasileiros são vítimas de xenofobia na Universidade de Lisboa

Foto: Reprodução Internet
Compartilhe

Nesta segunda-feira (29), estudantes brasileiros da Universidade de Direito de Lisboa, em Portugal, relataram terem sido vítimas de xenofobia. Uma caixa contendo pedras foi colocada em meio aos corredores da instituição, representando uma “loja de souvenirs”, incitando estudantes portugueses a atirarem em “zucas”, apelido dado aos brasileiros. Estudantes brasileiros que estão cursando mestrado na universidade encararam a atitude como xenófoba, e fizeram denúncias nas redes sociais.
Além da caixa, cartazes com os dizeres “Não alimentem os pombos” e outra pedindo “Contribuições para alimentar nossos animais” também foram espalhadas pelos corredores da universidade.
Os estudantes portugueses estariam incomodados pelo grande número de brasileiros aprovados no processo seletivo para cursar mestrado na Universidade de Lisboa, e pelo fato da seleção ter sido aberta depois para alunos de licenciatura da instituição que estavam concluindo a graduação, a maior parte dos inscritos eram brasileiros.

A Faculdade de Direito e a Universidade de Lisboa emitiram notas de repúdio a atitude.

“Aproximando-se da data das eleições para os órgãos da AAFDL, estão em curso ações de campanha organizadas pelos estudantes. A nossa Faculdade orgulha-se de ser um espaço de liberdade de opinião e de incentivo à participação cívica responsável, convivendo com a autocritica, o humor e a sátira.

A Direção da Faculdade reafirma estes valores os quais devem coadunar-se com o respeito por todos os alunos, assim como a respectiva diversidade cultural, étnica ou de proveniência e pela consequente ausência de ações suscetíveis de serem ofensivas ou impróprias.

Razão pela qual, mesmo em campanha eleitoral para os órgãos associativos dos estudantes, não serão toleradas quaisquer ações ofensivas relativamente a alunos da Faculdade”, diz a nota da Faculdade de Direito.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais