3ª Expedição Cultural será realizada entre outubro e novembro no interior do AM

Curta A Bela é Poc. Foto: Divulgação
Compartilhe

A terceira edição da Expedição Cultural, iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, será realizada entre outubro e novembro, com espetáculos, oficinas e exibição de curtas-metragens pelo interior do Estado. A programação terá duas fases, iniciando nesta segunda-feira (18/10), em Itacoatiara. O projeto faz parte do  programa +Cultura, um pacote de ações voltadas à cultura e à economia criativa, anunciado pelo governador Wilson Lima.

Além de Itacoatiara, o roteiro da “Expedição” ainda passará pelos municípios de Itapiranga, Silves, Urucará e Careiro da Várzea, na primeira fase, entre 18 de outubro e 25 de outubro. Na segunda fase, que acontece entre 6 de novembro e 25 de novembro, serão incluídos os municípios de Coari, Tefé, Alvarães, Uarini, Tabatinga e Benjamin Constant.

“Voltamos mais uma vez com este projeto que é dedicado ao interior do Amazonas, proporcionando acesso a espetáculos e também a ações formativas que despertam o interesse pela arte e pelas profissões da cadeia produtiva da cultura e economia criativa, além de descobrir jovens talentos e comunidades artísticas que temos em nossos municípios”, declara o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz.

Programação – Na primeira fase serão apresentados os espetáculos “Giorgina”, de Eric Lima, “Ensaio Geral”, de Klindson Cruz, e “Tela”, de Ingrid Frazão, que terão classificação livre. As oficinas serão de Elaboração de Projetos Culturais, com Taciano Soares, de Teatro de Papel, com Eric Lima, de Improvisação de Dança, com Ingrid Frazão, e Noções de Língua Brasileira de Sinais (Libras), com Marcelo Costa.

Para o ator e diretor, Taciano Soares, um dos benefícios da iniciativa é o intercâmbio entre artistas da capital e do interior. “A troca de experiência engrandece as duas partes e assim podemos conhecer um pouco mais os artistas dessas cidades.  Esse intercâmbio é saudável e necessário porque fortalece o todo, ampliando para as múltiplas possibilidades que o Amazonas de fato possui. Todo mundo ganha nessa troca”, explica.

A programação também inclui os curtas-metragens “A Bela é Poc” (20 minutos, classificação 16 anos), “Enterrado no Quintal” (15 minutos, classificação 14 anos ) e “Terra Nova” (22 minutos, classificação 14 anos), além da exposição móvel “Olhares de Cena”, da fotógrafa Larissa Martins, com registros da produção teatral em Manaus de peças com foco na diversidade sobre mulheres, comunidade LGBT+ e pessoas negras.

O Programa Mania de Ler, iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa para incentivar a leitura de diversos públicos, também estará na “Expedição”. Serão doados kits com caixas estantes e livros para os municípios. Também haverá a distribuição do livro “Públicos do Teatro em Manaus”, de Taciano Soares, às bibliotecas municipais.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais