A Operação Átria, da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), prendeu 98 homens e atendeu mais de 2 mil mulheres vítimas de de violência doméstica em março no estado. As ações foram coordenadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Também foi instraurados 446 Inquéritos Policiais (IPs) e 210 concluídos. Dados da operação também apontam que 501 medidas protetivas de urgência solicitadas e/ou decretadas, cerca de 2.210 vítimas atendidas, além de uma série de ações pedagógicas sobre.
“A operação se encerra, mas o trabalho das Delegacias da Mulher, em conjunto com a Ronda Maria da Penha, irão continuar, para atingirmos mais resultados positivos, e mais mulheres saiam desse ciclo de violência”, enfatizou a delegada Débora Mafra, titular da delegacia da mulher.
Em relação às ações ocorridas no interior, a delegada Roberta Merly, titular da Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de Manacapuru também relatou que conseguiu efetuar diligências e prender suspeitos por crimes de violência doméstica.
As denúncias podem ser feitas pelo número 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), ou pelo 180, da Central de Atendimento à Mulher.
A ocorrência também pode ser registrada na delegacia policial mais próxima, nas DECCMs, ou na Delegacia Virtual (Devir), no endereço eletrônico: https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br.
A Delegacia da Mulher da Zona Centro-Sul, na Avenida Mário Ypiranga Monteiro, funciona como Plantão de Vulneráveis 24h.
A delegacia das Zona Sul/Oeste fica na rua Desembargador Filismino Soares, bairro Colônia Oliveira Machado. A unidade norte/leste, na Avenida Nossa Senhora da Conceição, bairro Cidade de Deus. As duas abrem de segunda a sexta, de 8h às 17h.