Foi durante a espera de um voo para o Rio de Janeiro que a jornalista Petria Chaves comprou na livraria do aeroporto a obra 21 lições para o século 21, do escritor israelense Yuval Harari. O ano era 2018 e ela viajava para a gravação de um documentário que retratava os desafios da política e do jornalismo no Brasil em um de seus processos eleitorais mais dramáticos. Logo nas primeiras páginas do livro, ela se deparou com a frase “Num mundo inundado de informações irrelevantes, clareza é poder”.
Essa ideia a acompanhou durante anos e a inspirou a escrever a obra Escute teu silêncio, que chega às livrarias pelo selo Academia da Editora Planeta. Uma reflexão sobre a arte da escuta atenta e sua importância em diversas áreas da vida. Especialista em entrevistas, como âncora da Rádio CBN há quase vinte anos, Petria conversou com grandes nomes, entre eles, o educador Leo Fraiman, Monja Coen, o antropólogo Rodney William, o psicólogo Rossandro Klinjey e a filósofa Lúcia Helena Galvão, para entender a sociedade do cansaço, do cancelamento e do narcisismo.
Vivência do Jornalismo como exemplo
Usando a própria profissão como álibi, Petria Chaves explora as vivências de pessoas que perceberam que é preciso aprender a silenciar em momentos de gritaria e tanto ódio. A jornalista tenta descobrir se, e como, o silêncio pode ser uma ferramenta de desenvolvimento em tempos turbulentos; para isso ouve psicanalistas e profissionais de saúde para aprender como se dá o ofício da escuta, além de investigar a influência do silêncio para religiões ancestrais, como budismo, judaísmo, cristianismo e candomblé.
A partir da diversidade de pontos de vista que encontrou no decorrer da pesquisa, Petria propõe uma análise de como o poder de ouvir é uma peça-chave para um entendimento do momento atual e para onde a sociedade caminha. Como uma ponte entre conhecimentos, Escute teu silêncio pondera sobre os limites da compreensão e como a humildade de ouvir o outro possibilita o aprendizado e uma abertura para aqueles que querem se tornar melhores profissionais, pais mais presentes e pessoas mais interessantes.