O Festival Mova-se, promovido há 14 anos pelo Centro Cultural Casarão de Ideias (CCCI), foi o único projeto do Amazonas, na categoria hip hop, selecionado pela 7ª edição do Mercado de Indústrias Culturais Argentinas 2023 (Mica), promovido pelo Ministério da Cultura (MinC).
Nesta chamada pública, foram escolhidos, em todo o País, apenas 90 empreendedores culturais para participarem das rodadas de negócios e atividades formativas que irão acontecer entre os dias 1º e 4 de junho, no Centro Cultural Kirchner, em Buenos Aires, na Argentina.
De acordo com João Fernandes, diretor do CCCI e idealizador do Festival Mova-se, a seleção para o Mica 2023 é resultado de uma forma correta de trabalhar e, ao mesmo, de fomentar o hip hop – tanto música quanto dança – que, muitas vezes, não tem o devido destaque.
“O hip hop, não apenas no Amazonas, mas em todo o Brasil, é sempre visto com um olhar diminuto. Mas a realidade é que ele se faz muito mais presente no cotidiano das pessoas do que se imagina”, comenta ele.
Ainda de acordo com Fernandes, a ida até Buenos Aires será importante não apenas para mostrar o que se tem produzido no Amazonas, mas também para viabilizar a comercialização de produtos e serviços, e promover o fortalecimento dos setores das indústrias culturais.
Ao todo, o Ministério registrou 1244 inscrições. Dos critérios gerais para pontuação, foram consideradas a conexão da proposta ao evento; diversidade, representatividade, inclusão e criatividade; maturidade de negócios do empreendedor ou do empreendimento representado.
O ministério tem até dia 26 de maio para realizar o pagamento aos selecionados no edital.
A seleção realizada pelo MinC contempla, ainda, todas as regiões do Brasil. Dos 90 escolhidos, 29 são do Sudeste, 24 do Nordeste, 16 do Centro-Oeste, 11 do Sul e 10 da região Norte. “Estamos muito felizes por termos sido selecionados e, com certeza, essa ida à Argentina abrirá um novo leque de oportunidades”, finaliza Fernandes.