A BR-319 vai receber pontes temporárias em trecho onde duas haviam desabado, no Amazonas. A afirmação é do superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no estado, Luciano Moreira de Sousa Filho.
Ele fez a declaração durante audiência pública na terça-feira (13/06), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). As obras devem começar no segundo semestre.
“O Dnit-AM irá aproveitar o período de vazante para construir pontes temporárias, de madeira e de estrutura metálica. Com certeza não vai resolver 100% o problema da população, mas vai melhorar em muito a travessia, que hoje é feito de balsa”, disse.
As duas pontes desabaram em 2022. A ponte sobre o Rio Curuçá caiu no dia 28 de setembro de 2022, deixando cinco mortos e 14 feridos. No dia 08/09 a ponte sobre o Rio Autaz Mirim também desabou, mas não houve feridos.
De acordo com Luciano Moreira, antes do início da construção das duas estruturas, é necessário retirar todos os escombros das antigas pontes. “Em estágio, podemos afirmar que 80% dos escombros já foram retirados. O serviço para retirada é feito com auxílio de mergulhadores, e como o nível do rio está alto, fica impossível realizar essa tarefa”, disse.