Centros de Testagem para Covid-19 realizaram mais de 6 mil exames na última quarta (19/01)

Foto: Camila Batista/Semsa
Compartilhe

Prefeitura de Manaus informa que os dois Centros Municipais de Testagem para Covid-19, em funcionamento na capital, realizaram 6.546 exames até as 18h desta quarta-feira, 19/1, conforme balanço preliminar emitido às 20h. Na unidade do Studio 5, no Japiim, zona Sul, em atividade desde o último dia 12, foram realizados 3.992 testes, enquanto a do Centro de Convenções Vasco Vasques, neste primeiro dia de atendimento, em parceria com governo do Amazonas, processou 2.554 exames. Do total de exames realizados, 55% foram positivos para Covid-19, o que corresponde a 3.614 pessoas com confirmação de diagnóstico.

Desde as 9h, as duas unidades operaram, cada uma, com 40 pontos de notificação para acolhimento e cadastro dos usuários; 20 postos de coleta de exame e 14 estações de atendimento médico, além da estação de farmácia para dispensação de medicamentos disponíveis para o tratamento, como analgésicos, corticoides e antibióticos.

A procura por diagnóstico e tratamento de síndromes gripais na rede básica de saúde teve aumento de mais de 200% em janeiro, conforme levantamento preliminar da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e mais de 30 mil testes para Covid-19 foram feitos nos primeiros 14 dias do mês, metade deles com resultado positivo.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, ressalta que a prefeitura tem buscado alternativas para garantir atendimento a todos que procuram a rede de assistência. “Mesmo com a abertura deste segundo centro, os pontos de atendimento continuaram a registrar alta demanda, assim como nas 32 unidades que oferecem o teste rápido”, informa.

De acordo com a secretária, o município está analisando diariamente o cenário epidemiológico para a definição de estratégias que permitam ampliar a capacidade de atendimento à população, nas unidades de pequeno porte. “A própria rede de saúde está sofrendo o impacto do aumento de casos de Covid-19 em Manaus, com muitos servidores afastados por motivo de doença”, comenta.

“A própria rede de saúde está sofrendo o impacto do aumento de casos de Covid-19 em Manaus, com muitos servidores afastados por motivo de doença”, comenta.

Avaliação

Balanço diário da Semsa mostra que mais de 800 profissionais de saúde municipal estavam de licença médica nesta quarta-feira. Os casos acumulados desde o mês de dezembro até o último dia 14, chegaram a 1,5 mil servidores. “Teremos uma melhora desse quadro em breve, com o chamamento de 436 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos, que darão reforço, a partir da semana que vem, às equipes de atendimento nas unidades mais demandadas”, informa.

Avanço

Shádia Fraxe destaca que a instalação dos centros descentralizados de testagem para Covid-19 faz parte das medidas implementadas em caráter emergencial pela prefeitura, para facilitar o acesso das pessoas com sintomas gripais ao diagnóstico, evitar o agravamento dos casos positivos e a necessidade de assistência de média e alta complexidade e, com orientação para o isolamento, reduzir a circulação viral.

O serviço é voltado exclusivamente para pessoas com sintomas como febre, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e mal-estar, iniciados há, no máximo, sete dias.

“Estamos, mais uma vez, em um momento crítico, embora a realidade hoje seja muito diferente da registrada há um ano. Precisamos nos unir para superar este cenário, por isso peço à população que mantenha os cuidados de sempre e, principalmente, que complete seu esquema vacinal, porque a vacina é nossa maior aliada neste cenário”, pontua.

Horário

Os dois centros municipais de testagem passam a funcionar nesta quinta-feira, 20, das 9h às 17h, de segunda a sábado. Além dos dois centros de testagem, a rede de saúde da Prefeitura de Manaus oferece o exame para Covid-19 em outras 32 UBSs, listadas no link https://bit.ly/ubscovidmanaus.

*Semsa

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais