Amazonas apresenta menor evolução de pessoas ocupadas e unidades de comercio em dez anos, aponta IBGE

Foto: Marcos Dantas
Compartilhe

O número de pessoas ocupadas passou de 68,9 mil para 85,4 mil (24%) e, o número de unidades locais, cresceu 16,3% entre 2008 e 2017, no Amazonas, segundo dados da Pesquisa Anual do Comércio (PAC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para o Instituto, os números demonstram menor evolução no número de pessoas e no número de unidades locais do comercio, nos últimos dez anos.

Conforme o IBGE, a pesquisa também apontou melhoras no quadro das empresas comerciais no Amazonas. A receita bruta elevou 90,1% no período. Os salários e retiradas cresceram 161,9%.

Em 2008, a receita bruta das atividades comerciais no Brasil foi cerca de R$ 1,5 trilhão. A receita bruta de revenda e de comissões sobre vendas do setor de comércio da região Norte foi cerca de R$ 54,3 bilhões, isso representa aproximadamente 3,46% de participação.

Já em 2017, esse valor ficou R$ 3,7 trilhão um crescimento de 150% em 10 anos. A receita bruta de revenda e de comissões sobre vendas do setor de comércio da região Norte foi cerca de R$135,6 bilhões, isso representa aproximadamente 3,7% de participação do volume nacional.

Amazonas apresentou aumento em quesitos avaliados na Pesquisa Anual do Comércio. — Foto: Fonte: IBGE

Amazonas apresentou aumento em quesitos avaliados na Pesquisa Anual do Comércio. — Foto: Fonte: IBGE

Em 2008, a receita bruta das atividades comerciais do estado do Amazonas foi R$ 18,3 bilhões, ocupando a 17ª entre as maiores receitas brutas, significando 1,17% de toda receita brasileira. As maiores foram em São Paulo, com R$ 519,3 bilhões de receita bruta (33,12%); seguido por Minas Gerais, com R$ 146,6 bilhões (9,35%) e Paraná, com R$ 124,1 bilhões (7,92%).

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais