Uma coalizão de 24 organizações de mídia brasileiras, dentre elas a Folha, formada para combater desinformação nas redes sociais, chega ao fim a segunda fase do Comprova. Amazônia, economia e infraestrutura foram os temas mais usados de forma enganosa.
Desde a metade de julho, de acordo com reportagem da Folha, a iniciativa liderada pela Abraji publicou 77 checagens sobre políticas públicas federais.
Dessas checagens, 65 tiveram a participação da Folha na apuração ou cruzamento de dados, sendo publicadas na página Folha Informações.
As postagens em redes sociais foram escolhidas com base no alcance que tiveram.
De todas as realizadas, apenas duas foram classificadas como “evidência comprovada”, ou seja, que eram sobre fatos verdadeiros ou que não sofreram manipulação.
As demais postagens investigadas foram consideradas falsas ou enganosas ainda que, em parte delas, segundo a postagem da Folha, alguns elementos tenham sido comprovados como verdadeiros.
É justamente a mistura de informações verdadeiras e falsas que torna mais difícil a tarefa de identificar conteúdos enganosos no feed do Facebook ou nos grupos de família do Whatsapp (veja aqui dicas e ferramentas para não espalhar ‘fake news’).
Acerca do tema com mais postagens enganosas, ambiente foi o mais recorrente, dadas as notícias sobre as queimadas na Amazônia.
Depois da Amazônia como o tema de mais postagens enganosas, ficaram, em seguida, as verificações de postagens enaltecendo a economia do país com dados descontextualizados ou errados.
Diversas postagens sobre andamento de obras de estradas e ferrovias com teor exagerado e informações falsas fizeram com que a área de infraestrutura também tivesse destaque.
Veja algumas das checagens do Comprova
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Fonte: Folha e BNC