Amazônia e economia lideram lista de fake news públicas averiguadas

Foto: Reprodução/Agência Brasil/Reuters/Bruno Kelly
Compartilhe

Uma coalizão de 24 organizações de mídia brasileiras, dentre elas a Folha, formada para combater desinformação nas redes sociais, chega ao fim a segunda fase do Comprova. Amazônia, economia e infraestrutura foram os temas mais usados de forma enganosa.
Desde a metade de julho, de acordo com reportagem da Folha, a iniciativa liderada pela Abraji publicou 77 checagens sobre políticas públicas federais.
Dessas checagens, 65 tiveram a participação da Folha na apuração ou cruzamento de dados, sendo publicadas na página Folha Informações.
As postagens em redes sociais foram escolhidas com base no alcance que tiveram.
De todas as realizadas, apenas duas foram classificadas como “evidência comprovada”, ou seja, que eram sobre fatos verdadeiros ou que não sofreram manipulação.
As demais postagens investigadas foram consideradas falsas ou enganosas ainda que, em parte delas, segundo a postagem da Folha, alguns elementos tenham sido comprovados como verdadeiros.
É justamente a mistura de informações verdadeiras e falsas que torna mais difícil a tarefa de identificar conteúdos enganosos no feed do Facebook ou nos grupos de família do Whatsapp (veja aqui dicas e ferramentas para não espalhar ‘fake news’).
Acerca do tema com mais postagens enganosas, ambiente foi o mais recorrente, dadas as notícias sobre as queimadas na Amazônia.
Depois da Amazônia como o tema de mais postagens enganosas, ficaram, em seguida, as verificações de postagens enaltecendo a economia do país com dados descontextualizados ou errados.
Diversas postagens sobre andamento de obras de estradas e ferrovias com teor exagerado e informações falsas fizeram com que a área de infraestrutura também tivesse destaque.

Veja algumas das checagens do Comprova

 

  1. Vídeo em que indígena chora por incêndio é de julho e foi gravado em Minas Gerais, não na Amazônia

  2. Redução do adicional de periculosidade não valerá para contratos atuais

  3. Vídeo da BR-381 é verdadeiro, mas trecho feito sob Bolsonaro é um terço do informado

  4. Chineses não estão construindo estrada de ferro para ligar Mato Grosso ao Maranhão; vídeo mostra obra na Suécia

  5. Brasil é único com ‘SUS’ entre países com mais de 200 milhões de habitantes

  6. É falso que conselho de políticas de drogas era aparelhado

  7. Bolsonaro não bateu recorde com gasto de cartão corporativo, mas despesa aumentou

  8. É falso que China doou 60 helicópteros militares ao Brasil

  9. Áudio inventa que produção da Mercedes-Benz está esgotada até 2021

  10. É enganoso que fábricas estejam fechando filiais na Argentina para vir ao Brasil

 
Fonte: Folha e BNC
 
 
 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais