Batucada terá noite especial, neste sábado (27) no Sambódromo

Foto: Arnoldo Santos/Divulgação
Compartilhe

Homenageada no ‘Curral do Garantido’, que ocorre neste sábado (27), a partir das 21h, no Centro de Convenções (Sambódromo), a ‘Batucada encarnada’ mostrará detalhes na execução das toadas do tema 2019, “Nós, o Povo”. O evento, realizado pelo Movimento Amigos do Garantido (MAG), tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (SEC). A entrada é franca.
A programação da festa terá a presença dos levantadores Fábio Casagrande; Leonardo Castelo; Edilson Santana, Patrick Araújo e o levantador oficial do Garantido, Sebastião Júnior.
Os grupos de dança Garantido Show e Ágata, além das torcidas Galera Encarnada e Comando Garantido também participam da festa.
Trabalho da Batucada
O núcleo de Manaus, do item nº 3, do Boi Garantido, vem, desde o início da temporada de ensaios, no dia 22 de Março, realizando ações que vão desde o corte de componentes até mudanças no jeito de tocar um ou outro instrumento, mas sem mudar a essência histórica da batida.
A primeira novidade apresentada foi o Centro Social Urbano do Parque 10 (CSU), como local dos ensaios técnicos da Batucada.
O espaço teve boa receptividade do torcedor. “Uma inciativa super valorosa o que só mostra o boi como uma cultura popular. Espero que isso se repita pelos próximos anos”, avaliou o professor universitário Ricardo Lins, torcedor do bumbá.
Até entrar na arena do Bumbódromo, a Batucada terá ensaiado 23 toadas novas. As composições estão com mais detalhes e variações na levada do ritmo. Tem toada que lembra carimbo, outras exigem que rocás e palminhas segurem a batida, junto dos repiques, missão geralmente destinada a surdos e caixas.
‘Maestro’
Organizar e tornar tudo isso em uníssono e sincronia é missão de Francisnaldo Pinheiro, coordenador musical da Batucada em Manaus. Conhecido pela memória e conhecimento da evolução do ritmo da Batucada, nos últimos anos, ele exige bastante dos ‘Camisa Encarnada’.
“O CD 2019 veio com muitos desenhos novos. Esse ano, todos naipes (de instrumentos) estão sendo exigidos. Está bem trabalhoso porque a atenção individual para cada naipe aumenta. Em vários trechos, fazem coisas diferentes, principalmente, nas toadas tribais”, explica.
Dayvid Noronha, do núcleo de Manaus, diz que a parceria está cada vez maior com o MAG e enfatiza que a coordenação musical está sempre em contato com a Ilha. “ Podem esperar que a vitória virá”, resume.
*D24am

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais