Bolsonaro define nova regra de direito de transmissão e complica Globo

Flamengo é o favorito na volta do Campeonato Carioca. Foto: Lance
Compartilhe

O presidente da República, Jair Bolsonaro, resolveu entrar em campo e atacar a Globo. Por meio de medida provisória publicada nesta quinta-feira (18), Bolsonaro promoveu modificação na lei 9.615/1998, a Lei Pelé, e definiu que o time de futebol mandante tem o direito de arena sobre a partida de futebol. Dessa forma, esse clube terá prerrogativa exclusiva de negociar os direitos de transmissão da partida.

Segundo a Folha, a decisão do mandatário se deu um dia após encontrar com dirigentes do Flamengo no Palácio do Planalto. A MP favorece largamente o rubro-negro carioca nas negociações, que estão paralisadas, sobre a venda dos direitos de imagens dos clubes cariocas com a Globo – só o Flamengo não fechou a negociação até o momento.

Antes da medida provisória de Bolsonaro, a transmissão só poderia ser feita por uma emissora que tivesse concluído negociações com ambas as equipes envolvidas. Como Flamengo e Globo não chegaram a acordo sobre a transmissão do Estadual do Rio, o campeonato vinha sofrendo com risco de “apagão” de exibição, ou seja, poucos jogos na televisão.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

Agora, como os direitos ficam com o mandante, o Flamengo, por exemplo, poderá negociar com outra emissora os jogos no Maracanã (ou em outro local em que esteja recebendo as partidas). Poderá também transmitir os jogos em alguma plataforma digital.

Ainda de acordo com a Folha, na mesma medida provisória, Bolsonaro também atingiu os sindicatos de jogadores de futebol. Antes dela, 5% da receita dos direitos de transmissão ficava com essas organizações. Agora, serão divididos igualmente entre os jogadores da partida, sem mediação.

O Bangu, mandante do jogo contra o Flamengo, que será realizado hoje  à noite, não se opõe a uma possível transmissão por parte da TV Globo, detentora dos direitos do Campeonato Carioca. A partida marca o retorno do Estadual após paralisação devido à pandemia de coronavírus. O caso, porém, está sendo analisado internamente pela emissora.

Confira a nota do Bangu Atlético clube na íntegra:

“O Bangu Atlético clube, na pessoa do presidente do conselho diretor Jorge Varela, não se opõe e autoriza, por parte da detentora dos direitos, a transmissão do jogo Bangu x Flamengo, no Maracanã, nesta quinta-feira, 18 de junho, conforme medida provisória 984/2020 editada pelo presidente da República Jair Bolsonaro. Acreditamos que a transmissão contempla os anseios dos torcedores dos dois clubes.”

O confronto entre Bangu e Flamengo acontece nesta quinta-feira (19), às 21h, no Maracanã. A partida marca o retorno do Campeonato Carioca após a paralisação do futebol por conta da pandemia do novo coronavírus.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais