Canadá decreta estado de emergência por inundações na costa do Pacífico

(crédito: Don MacKinnon / AFP)
Compartilhe

O governo do Canadá mobilizou o exército para ajudar no resgate da população bloqueada por “inundações extremas” na costa do Pacífico, onde chuvas intensas levaram as autoridades a decretar estado de emergência.

As autoridades da província de Colúmbia Britânica anunciaram que as chuvas deixaram um morto e quatro desaparecidos. Também forçaram a fuga de milhares de moradores e isolaram a cidade portuária de Vancouver.

O primeiro-ministro Justin Trudeau, que está em Washington para uma reunião com os presidentes dos Estados Unidos e México, afirmou que as chuvas provocaram “inundações históricas e terríveis” ao longo da Colúmbia Britânica”.

“Posso confirmar que há centenas de membros das Forças Armadas canadenses seguindo para Colúmbia Britânica para ajudar em tudo”, disse.

O primeiro-ministro da província, John Horgan, declarou estado de emergência e proibiu os deslocamentos. Ele afirmou que as chuvas “devastaram comunidades inteiras”.

“Lamentavelmente, nós esperamos confirmar mais mortes nos próximos dias”, declarou Horgan.

O episódio de chuva extrema acontece meses depois de uma onda de calor história na região de Colúmbia Britânica que provocou as mortes de 500 pessoas e incêndios.

“Estes eventos estão aumentando em frequência devido aos efeitos da mudança climática provocada pelo homem”, disse Horgan.

As chuvas diminuíram na terça-feira à tarde e quase 300 motoristas bloqueados em estradas foram resgatados.

Mas o prefeito de Abbotsford, a cidade mais impactada ao leste Vancouver, pediu prudência.

“Ainda não saímos da emergência”, disse Henry Braun.

As buscas por possíveis vítimas prosseguem: o corpo de uma mulher foi encontrado em uma área de deslizamento de terra perto de Lillooet, a 250 quilômetros de Vancouver.

Diante da situação, muitos moradores correram para estocar mantimentos e vários mercados ficaram sem produtos.

Horgan pediu calma. “Vocês não precisam de 48 ovos. Doze é suficiente, deixem o restante para outra pessoa”, afirmou.

Na região de Vancouver, vários fazendeiros retiraram seu gado das fazendas inundadas.

“Temos milhares de animais que morreram”, disse a ministra provincial da Agricultura, Lana Popham.

Centenas de estradas permanecem fechadas e Vancouver está isolada do restante do Canadá.

Os deslizamentos de terra também interromperam as conexões ferroviárias da cidade, um dos portos mais importantes de mercadorias do Canadá.

 

Agência Fance-Presse*

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais