Carnavalesco muda samba sobre Lamartine Babo por considerar letra racista

Leandro Vieira foi responsável pelo enredo campeão da Mangueira este ano, em homenagem a mulheres negras brasileiras (foto: Mauro Pimentel/AFP )
Compartilhe

O carnavalesco Leandro Vieira, que levou a Mangueira ao título de campeã do carnaval carioca este ano, decidiu adaptar o samba clássico da Imperatriz Leopoldinense O teu cabelo não nega (só dá Lalá), de 1981, por considerá-lo racista. A informação é do jornalista Ancelmo Gois, de O Globo.
Vieira, no que vem, além de fazer o desfile da Verde e Rosa no Grupo Especial, também representará a Imperatriz, na Série A. Para esta escola, o carnavalesco recuperará o enredo que, em 1981, homenageou o compositor Lamartine Babo, autor da marchinha O teu cabelo não nega, cuja letra (O teu cabelo não nega, mulata / Porque és mulata na cor / Mas como a cor não pega, mulata/ Mulata, eu quero o teu amor) é muito criticada pelo movimento negro e chegou a ser tirada do repertório de vários blocos nos últimos carnavais.
De acordo com Góis, o enredo da Imperatriz será rebatizado para apenas Só dá Lalá, sem referência à marchinha famosa.
Leandro Vieira é conhecido por tratar de questões raciais em seus projetos e pelo forte posicionamento político. No enredo que deu o título à Mangueira este ano, o carnavalesco homenageou mulheres negras brasileiras, como Dandara, uma das heróínas da luta contra a escravidão; Luíza Mahin, mãe do poeta abolicionista Luís Gama; e Marielle Franco,  vereadora do Rio de Janeiro assassinada em março de 2018.

Cristo periférico

No Instagram, o carnavalesco compartilhou, na semana passada, a imagem oficial da camisa da Mangueira para 2020. Nela, há uma montagem de um Cristo negro, com colagens brancas em um braço, metade do tronco e em uma perna.
“O Cristo que defini como logomarca tem a cara de qualquer uma das pessoas que sobem e descem o morro de Mangueira. Ele tá ‘longe’ daquele da cruz, mas sua feição humana é bem mais perto de nós”, escreveu Vieira.

 
 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais