Manaus, 7 de dezembro de 2021
PortugueseEnglishSpanish
PortugueseEnglishSpanish

Casarão da Inovação Cassina recebe o Feirafro

Marcely Gomes
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on skype
Share on email

O Casarão da Inovação Cassina receberá na sexta-feira, 26/11 a Mostra de Cultura Afro-Brasileira (Feirafro), promovida pelo Instituto Federal do Amazonas (Ifam).

A atividade faz parte da programação da Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (Sernegra), e da agenda de apoio da Semtepi, alusiva ao Dia da Consciência Negra, comemorado neste sábado, 20/11, para fortalecer a inclusão social das pessoas pretas no mercado de trabalho, além de garantir qualificação profissional e oportunidades voltadas ao empreendedorismo local.

A disponibilização do espaço também fortalece a importância da valorização do negro no mercado de trabalho, na classe empreendedora, no artesanato negro, e principalmente, na capacitação. Atualmente, os empreendedores e artesãos negros possuem trabalhos relacionados com a cultura afro em Manaus.

É importante destacar a presença de um racismo estrutural vivido ainda neste século. Sem medir esforços, a Semtepi entende a causa negra como um tema que precisa ser levado em consideração e inclui a igualdade social, a discriminação, a inclusão do negro e a preservação das religiões e culturas afro-brasileiras.

“Nós vivemos em um país multirracial e multicultural, que não respeita negros, mulheres, homossexuais, cheio de estatutos. Daí a importância de um movimento social que seja responsável por lutar pela causa, e com a ajuda da Prefeitura de Manaus, através da Semtepi, as portas de oportunidades são grandiosas, para qualificar profissionalmente as pessoas negras, para inclusão no mercado de trabalho e no polo empreendedor”, salienta o presidente do Instituto Nacional Afro Origem no Amazonas (Inaô-AM), secretário em nível nacional do movimento, e coordenador da Frente Antirracial da Região Norte, o advogado Christian Rocha.

A Semtepi lançou mais de mil cursos nas modalidades presencial e virtual, ao longo deste ano, além de feiras de artesanato ligadas à cultura empreendedora, que geram renda própria aos artesãos cadastrados, independentemente de cor, país de origem ou deficiência. Destaca-se ainda a oferta de vagas de emprego que, atualmente, ultrapassam quatro mil.

20 de Novembro

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro. A data foi estipulada como uma referência à morte de Zumbi dos Palmares, líder quilombola que lutou para preservar a segurança e a cultura de africanos escravizados, que conseguiram fugir.

A data é importante no calendário brasileiro como uma maneira de instituir o reconhecimento aos descendentes africanos na construção da sociedade brasileira. Atualmente, a população negra no país representa 54% do total de brasileiros, segundo o IBGE.

Voce pode gostar também!

Estamos ao vivo clique aqui!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!