Centro Histórico de Manaus entra na lista de cidades históricas do Brasil

O complexo histórico e turístico será contemplado pelo programa “Mais Manaus” | Foto: Divulgação
Compartilhe

Portaria publicada na edição nº 141/2021, do Diário Oficial da União (DOU), desta quarta-feira, 28/7, pelo Ministério do Turismo (MTur), aprova o tombamento do Centro Histórico de Manaus como patrimônio histórico cultural. O ato administrativo inclui o conjunto urbano na lista das cidades históricas do Brasil, que é uma das metas da gestão do prefeito David Almeida, que vem trabalhando, desde abril, na preservação da história e do resgate cultural, por meio do plano “Nosso Centro”, que integra o programa de crescimento econômico e social “Mais Manaus”.

O MTur, durante o processo de tombamento, avaliou quatro quesitos: o histórico, o arqueológico, o etnográfico e o paisagístico. Esse reconhecimento chancela a grande valoração cultural e turística de Manaus; garante o direito à memória; protege os ideais de uma época, de um importante momento econômico e cultural do Brasil, o “Ciclo da Borracha”.

O complexo histórico e turístico será contemplado pelo programa “Mais Manaus”, que tem 38 ações exequíveis programadas para os próximos quatro anos de gestão, com previsão de investimentos da ordem de R$ 1,2 bilhão, ofertando mais de 60 mil vagas de trabalho direta e indiretamente. Recentemente, o prefeito anunciou a construção do parque Mirante da Ilha, que vai abrigar um complexo de lazer e negócios, com foco no turismo, incluindo uma marina, mirante, varandas, praça de alimentação coberta e decks.

Para o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Alonso Oliveira, a homologação reflete um esforço conjunto da atual gestão, que está trabalhando na ressignificação do polo turístico e cultural da capital nesse cenário pós-pandemia da Covid-19.

“O projeto Nosso Centro vai revitalizar todo o Centro Histórico de Manaus, trazendo mobilidade ativa, uso e reuso de espaços vazios, e vai proteger e preservar a história e a identidade do nosso povo, principalmente a de nossos ancestrais que, recentemente, homenageamos com a criação do memorial da Aldeia Indígena na praça Dom Pedro II, além de estimular o turismo local”
destacou o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira.

A Prefeitura de Manaus vem trabalhando desde abril na preservação de bens históricos e arquitetônicos, na revitalização de prédios históricos, despoluição de fachadas, requalificação de praças e vias, e na busca por soluções sustentáveis, não apenas nas intervenções urbanísticas, mas, também, nas culturais e turísticas, trazendo mais crescimento econômico e mais qualidade de vida.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais