Coreia do Norte relata primeira morte por COVID-19 em meio a aumento explosivo de número de casos

Foto: Reprodução
O líder norte-coreano Kim Jong Un visitou o centro de comando antivírus, para verificar a situação. Foto: Kyodo/REuters
Compartilhe

Pelo menos uma pessoa confirmada com COVID-19 morreu na Coreia do Norte e centenas de milhares apresentaram sintomas de febre, disse a mídia estatal nesta sexta-feira ( 13/05), dando dicas sobre a escala potencialmente do primeiro surto confirmado do país, da pandemia.

Os dados representam numeros sem precedentes de um surto em um país que não havia relatado casos confirmados anteriores desde o início da pandemia, e pode marcar uma grave crise de saúde pública, econômica e política para o regime isolado.

O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, planeja fornecer vacinas contra a COVID-19 e outros apoios médicos aos norte-coreanos, e seu governo discutirá detalhes com Pyongyang, disse sua porta-voz, sem dar mais detalhes.

Especialistas disseram que, dadas as limitadas capacidades de teste da Coreia do Norte, os números divulgados até agora provavelmente representam uma pequena fração das infecções, o que pode levar a milhares de mortes em um dos dois únicos países do mundo sem uma campanha de vacinação contra o COVID-19.

Cerca de 187.800 pessoas estão sendo tratadas em isolamento depois que uma febre de origem não identificada “se espalhou explosivamente por todo o país” desde o final de abril. Pelo menos seis pessoas com sintomas de febre morreram, com um desses casos confirmado por ter contraído a variante Omicron do vírus, informou a agência de notícias oficial KCNA. 

O líder norte-coreano Kim Jong Un visitou o centro de comando antivírus na quinta-feira para verificar a situação e as respostas depois de declarar um “grave estado de emergência” e ordenar um bloqueio nacional, disse a KCNA.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais