Covid-19: AM é um dos estados mais afetados por população morar em áreas distantes para deslocamento 

Foto: Bruno Kelly/Reuters
Compartilhe

Uma das mais recentes análises realizadas pela Fiocruz constatou que pelo menos 7,8 milhões de brasileiros estão a cerca de quatro horas de distância de um tratamento de saúde adequado, em se tratado da pandemia do novo coronavírus. UTI, equipamentos e pessoal especializado para doenças respiratórias graves e agudas provocadas pela Covid-19 se inserem nessa carência de atendimento de alta complexidade que falta a esse brasileiros, de acordo com os pesquisadores do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict) da Fundação.

Entre os estados mais afetados pelo problema estão Amazonas, com 1,3 milhão de habitantes, Mato Grosso, com 888 mil e Pará com 2,3 milhões. Nas três unidades federativas, 20% da população mora em áreas distantes para deslocamento até o município mais próximo e com condições mínimas para prestar socorro médico casos graves de Covid-19. Interior nordestino, norte de Minas Gerais e sul do Piauí e do Maranhão também se enquadram nessa falta de estrutura.

Interiorização dos casos de Covid-19

A análise, que cruzou dados sobre a hospitalização por problemas respiratórios (entre eles a Covid-19) do Sivep-Gripe, do Ministério da Saúde, com os deslocamentos populacionais e as distâncias potencialmente percorridas pela população, constatou também a rapidez da interiorização da doença. Em apenas uma semana, por exmeplo, em municípios com população entre 20 e 50 mil habitantes, a cada dia seis cidades havia registro pela primeira vez uma vítima fatal. Entre as cidades menores, de 10 a 20 mil habitantes, em uma mesma semana cinco cidades a cada dia entravam na lista de municípios com óbitos por coronavírus.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

Já os municípios com menos de 50 mil habitantes, na mesma semana, em média, a cada dia 15 cidades apresentavam pela primeira vez casos de Covid-19 por dia. O primeiro caso de infecção por Covid-19 foi registrado em 227 municípios com população menor que 10 mil habitantes; em 197 com entre 10 e 20 mil habitantes; e em 112 com entre 20 e 50 mil habitantes. Até 16 de maio, 60% dos municípios brasileiros registravam casos da doença e 21%, óbitos. Nos municípios com população acima de 50 mil habitantes, 98% apresentavam casos e 58%, óbitos.

Por meio de nota técnica, a Fiocruz ressalta, entre outras coisas, que “um dos grandes problemas para a rede de saúde brasileira é a acessibilidade geográfica. O Brasil possui dimensões continentais e, por isso, algumas regiões mais remotas impõem à sua população o deslocamento de enormes distâncias para busca de atendimento”.  A mesmoa nota ainda conclui que a definição e utilização de regiões compostas por conjunto de municípios é o caminho para adoção de medidas de restrição ou relaxamento do isolamento social.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais