COVID-19: MPAM e DPE recomendam fiscalização efetiva da suspensão do funcionamento do comércio em Itacoatiara

Foto: Divulgação/MPAM
Compartilhe

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) e a Defensoria Pública do Amazonas (DPE), em Itacoatiara, expediram Recomendação, destinada ao Prefeito Municipal, Secretário Municipal de Saúde,Vigilância Sanitária e ao comando local da Polícia Militar, que adotem todas as medidas necessárias a prevenção e minimização da incidência de casos da COVID-19, sobretudo com a fiscalização do cumprimento do decreto nº 897/2020  que prorrogou a suspensão de abertura do comércio não essencial no município por 15 dias a partir do dia 28 de abril de 2020.

A Recomendação também pede às autoridades municipais números de notificações, autuações e lista de estabalecimentos que foram lacrados pelo não cumprimento da suspensão de atividades determinado pelo decreto municipal. E que seja informado o número de servidores que estão trabalhando na fiscalização e, no final, quais as providências estão sendo tomadas para evitar a constante movimentação de pessoas nas ruas do município.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

A medida conjunta foi motivada pelas denúncias de que vários comerciantes de atividades não essenciais estão abrindo de forma abusiva seu estabelecimento comercial, apesar do decreto municipal nº  proibir a abertura. A fiscalização efetiva não está sendo realizada, o que tem contribuído para o aumento de transeuntes na cidade, aumentando o risco de contaminação do novo coronavírus.

O documento cita que, até esta data, município já possui mais de 130 casos confirmados e o número de óbitos em decorrência do CORONAVÍRUS já ultrapassa de 13 mortes, que o Hospital Regional José Mendes, apontado como hospital de referência para tratamento dos pacientes portadores de CORONAVÍRUS não dispõe de UTI ou leitos com respiradores e que o isolamento social é, atualmente, a única maneira eficaz para evitar a propagação do vírus.

Assinam a Recomendação: Tânia Feitosa (promotora de Justiça), Marcelo Almeida (promotor de Justiça), Oswaldo Machado (defensor público) e Bruno Fiorin (defensor público), todos atuando em Itacoatiara.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais