Zé Carioca, o carismático papagaio personagem da Disney, estrela uma nova saga de histórias em quadrinhos. É ele quem conta aos seus sobrinhos cinco passagens da história de nosso país, em “Zé Carioca conta a História do Brasil”. A trama de cada capítulo foi criada pelo escritor e jornalista Eduardo Bueno, junto com artistas brasileiros.
Nas histórias, figuras e fatos históricos se misturam aos mais famosos personagens Disney, tecendo uma trama que revela curiosidades sobre o descobrimento, a colonização e a independência do Brasil. Além de Zé Carioca, o especial conta com a presença de Mickey, Pateta, Donald, Peninha, Gastão, entre outros.
A publicação, que chega ao mercado pela Editora Culturama neste mês de março, já está disponível em pré-venda na Amazon. O lançamento, com sessão de autógrafos do jornalista Eduardo Bueno, ocorre no dia 28/03 a partir das 19h, na Livraria Leitura do Barra Shopping Sul, em Porto Alegre (RS).
Desenvolvimento
Para que as cenas históricas fossem demonstradas de forma verossímil nos quadrinhos, os ilustradores usaram diversas referências de fotos atuais e acervos históricos. Um exemplo é a história que retrata a Independência do Brasil. Nela, acompanhamos a passagem da comitiva de Dom Pedro pela Serra do Mar, e também sua parada em Santos para comer um pão de cará. A referência utilizada foi uma ilustração da Serra do Mar, feita em 1826 por Oscar Pereira da Silva.
Além do escritor e jornalista Eduardo Bueno, a publicação foi criada conjuntamente com outros artistas brasileiros. Foram responsáveis pelos roteiros: Paulo Maffia, Lederly Mendonça e Gerson Luiz Borlotti Teixeira. Os desenhos ficaram a cargo de Moacir Rodrigues Soares, Irineu Soares Rodrigues, Roberto Fukue, Átila de Carvalho e Marco A. Cortez. A arte-final foi feita por Verci de Mello, as letras por Lilian Mitsunaga e a cor por Fernando Ventura e Toni Caputo. A colorização da capa ficou a cargo de Cris de Alencar.
Eduardo Bueno
Eduardo Bueno é escritor, jornalista, editor e tradutor. Seus livros sobre história do Brasil venderam mais de um milhão de exemplares e abriram novas perspectivas para a divulgação da nossa história para um público mais amplo. Atualmente comanda o canal Buenas Ideias no YouTube, com mais de um milhão de inscritos e mais de cem milhões de views ao todo. Eduardo já escreveu 33 livros sobre a história do Brasil.