Depois de manifestação contra cortes do MEC, entrada da Ufam já esta liberada

Compartilhe

O governo Bolsonaro enfrenta hoje sua primeira grande manifestação de protesto em nível nacional. Pelo menos 75 das 102 universidades e institutos federais do País convocaram manifestações. A reação é ao bloqueio de 30% dos orçamentos determinado pelo Ministério da Educação (MEC).  3.474 bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado para estudantes que eram oferecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) também foram cortadas. 

Em Manaus e em cidades como Parintins , as aulas foram suspensas na Ufam por causa dos bloqueios nas entradas dos Campus. Mesmo debaixo de chuva centenas de pessoas fizeram o protesto e acusaram o Planalto de “Balburdia”, em alusão a primeira justificativa dada pelo Ministério da Educação para os cursos nas Universidades. No final da manhã, o acesso ao Campus da Universidade em Manaus já havia sido liberado.

Além das Universidades Federais, institutos de pesquisa, cientistas e estudantes de faculdades privadas também participam dos protestos em todo país.  O sindicato dos professores da rede estadual pública de São Paulo, o maior da América Latina, convocou os professores a paralisarem.  

O ministro da Educação, Abraham Weintraub disse  que o bloquei só se efetivará no segundo semestre e que tem recebido reitores para avaliar cada situação. O Ministro ainda se disse perseguido e que está sendo tratado como “inimigo da educação”.

Enquanto os protestos acontecem, a justiça cobra da União uma explicação técnica para os cortes anunciados. A juíza Renata Almeida de Moura Isaac da 7.ª Vara Cível de Salvador, deu cinco dias, cada um dos bloqueios orçamentários que impôs às instituições de ensino superior no País. O ministro Abraham Weintraub atribuiu publicamente em um primeiro momento a decisão dos cortes à uma punição balbúrdias promovidas pelas Universidades.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais