Deputados aprovam reajuste salarial de 4,73% para professores no AM

Compartilhe

Os deputados estaduais aprovaram a matéria do Governo do Estado, que propõe 4,7% de reajuste aos professores, por unanimidade, após votação na Assembleia Legislativa do Amazonas, nesta quinta-feira (23). A categoria, que segue em greve, deve votar se aceita ou não a proposta, durante assembleias.

Enquanto a votação acontecia no Plenário, um grupo de professores protestavam contra a situação. A categoria, que pedia 15% de reajuste, agora disse estar disposta a aceitar uma proposta menor, para que a greve chegue ao fim.

Segundo a categoria, os professores aceitariam uma proposta de 10,36%, que pode ser de forma escalonada. Além disso, também deve ser formada uma comissão especial que deve acompanhar as negociações com os deputados.

Após a aprovação dos deputados da proposta de reajuste em 4,7%, os professores devem se reunir em assembleia pra decidirem se aceitam ou não, para dar fim ou continuidade à greve.

A assembleia da Sindicato dos Professores e Pedagogos de Manaus (Asprom), deve acontecer na sexta-feira (24). Já o Sindicatos dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam), só no fim de semana.

Por meio de nota, o Governo do Amazonas informou que o governador Wilson Lima também já assinou o Decreto n⁰ 40.693 que garante progressões conforme o Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) da categoria. O PL aprovado inclui duas emendas que foram discutidas entre o Governo e Aleam, ontem, uma que garante progressões de carreira no prazo de 60 dias e outra que muda a origem da despesa com auxilio localidade.

Emendas

As emendas foram acertadas em reunião, na sede do Governo, entre o vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida, e o presidente da Aleam, Josué Neto, com a participação de representantes das Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e Fazenda (Sefaz) e da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Conforme o PL aprovado, que foi enviado pelo governador Wilson Lima, na semana passada, haverá reposição salarial de imediato de 3,89% (inflação acumulada dos últimos 12 meses) somado aos 0,81% (perda residual inflacionaria do período 2015 – 2018). Com isso, há a garantia imediata de uma reposição salarial de 4,73%, retroativo a março/2019.

*G1

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais