Manaus, 8 de dezembro de 2021
PortugueseEnglishSpanish
PortugueseEnglishSpanish

Desmatamento aumenta 22% na Amazônia, um recorde em 15 anos

Vista aérea de uma área desmatada perto de Sinop, Estado de Mato Grosso, Brasil, tirada em 7 de agosto de 2020 - AFP/Arquivos
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on skype
Share on email

O desmatamento na Amazônia brasileira aumentou quase 22% entre agosto de 2020 e julho de 2021, em relação ao período anterior, marcando um recorde nos últimos 15 anos, de acordo com uma estimativa oficial divulgada nesta quinta-feira (18).

O desmatamento na maior floresta tropical do planeta totalizou 13.235 km2 no período 2020-2021, o maior valor desde 2005-2006 (14.286 km2), segundo registros do sistema de monitoramento Prodes, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

É o terceiro aumento anual durante o governo de Jair Bolsonaro, em um momento em que ele tenta rebater as críticas internacionais que o responsabilizam por promover este aumento com políticas que fragilizaram a fiscalização no bioma e seu discurso favorável a atividades extrativistas em áreas protegidas.

Os números representam “um desafio para nós e teremos que ser mais contundentes em relação a estes crimes. E com certeza seremos, ampliaremos a atuação” na região, admitiu o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, durante coletiva de imprensa em Brasília logo após a divulgação do documento.

Leite afirmou, no entanto, que a alta dos números “não reflete exatamente a atuação dos últimos meses”.

O governo garante ter intensificado suas ações para combater o desmatamento ilegal com uma presença maior de efetivos em campo.

No período de agosto de 2019 a julho de 2020, a superfície desmatada tinha sido de 10.851 km².

Entre as metas anunciadas na última conferência da ONU sobre mudanças climáticas em Glasgow, na Escócia, o Brasil antecipou em dois anos, de 2030 a 2028, o limite para eliminar o desmatamento ilegal em seu território, que abriga 60% da floresta amazônica.

Voce pode gostar também!

Estamos ao vivo clique aqui!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!