Desrespeito à prevenção da Covid-19 representou 25% das ligações ao 190

Foto: Carlos Soares / SSP-AM
Compartilhe

De janeiro a maio de 2021, o Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS) registrou 403.933 chamadas ao serviço emergencial 190. As informações sobre desobedecer ou descumprir o decreto governamental, lideraram no período, com mais de 25,8 % telefonemas da população amazonense.

O chefe do Ciops, major da Polícia Militar William Coelho, destaca que após o decreto governamental, o 190 registrou um aumento expressivo nas ligações sobre aglomerações.

“É importante frisar que o atendimento 190 é um serviço 24 horas, e foi verificado que, principalmente em relação ao decreto governamental, a maioria dessas chamadas foi relacionada à questão do descumprimento do decreto, as pessoas estavam denunciando as festas clandestinas”, disse.

Os dados mostram, ainda, que no período da noite o serviço telefônico registrou 35,7% das chamadas, sendo a maior parte das ligações aos domingos. Depois, aparecem as chamadas de desordem e perturbação, com 21%, agressão física, com 11,8%, e roubos, com 7,6%. Suspeitas de tráfico de drogas surgem na sequência com 3,6% das ligações.

O serviço emergencial 190 deve ser acionado em casos emergenciais que exijam a presença das forças policiais. O cidadão deve ligar quando o fato já ocorreu ou quando há suspeitas sobre a conduta de cidadãos no bairro onde mora ou região onde está.

 

Trotes – Só de ligações falsas, os conhecidos trotes, o serviço de 190 recebeu 12,1% dos acionamentos no período. As ligações classificadas como “engano” somaram outros 11,5%.

Passível de multa e prisão por até oito anos, o trote é crime previsto no Código Penal Brasileiro. Gera prejuízos ao sistema de Segurança, desperdiçando horas de trabalho e, em alguns casos, gerando até o deslocamento de policiais para locais onde não há ocorrência.

“De 400 mil chamadas, 12% foram trotes, então quando você faz o trote, acaba tirando a oportunidade de outra pessoa comunicar um crime, acionar um socorro ou uma ocorrência aos bombeiros. Quem faz isso, impede a comunicação da vítima com a polícia”, explicou o major.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais