Dia D: mobilização de multivacinação contra poliomielite é oferecida em postos de saúde neste sábado (17)

Foto: Breno Esaki/Agência Brasília
Compartilhe

O Dia “D” de mobilização da campanha contra a poliomielite e de multivacinação, da Prefeitura de Manaus, marcado para o próximo sábado, 17/10, terá 135 postos fixos e 200 volantes, para atender crianças e adolescentes na faixa etária de zero até 14 anos, 11 meses e 29 dias. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa Manaus), será das 8h às 17h e a recomendação é para que seja apresentado o cartão de vacina na hora do atendimento.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

Segundo o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, os postos fixos irão funcionar em unidades de saúde da rede municipal e os 200 postos volantes farão busca ativa para vacinação de crianças e adolescentes em locais de grande circulação de pessoas, como supermercados e shoppings. “A intenção é executar estratégias, que facilitem o acesso da população, para ampliar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes”, explicou o titular da Semsa.

Na campanha contra a poliomielite, todas as crianças na faixa etária de um a quatro anos deverão receber uma dose da Vacina Oral contra Poliomielite (VOP). Para crianças de dois meses até 11 meses e 29 dias, os profissionais de saúde irão avaliar o cartão de vacina e verificar a necessidade de doses da Vacina Inativada contra a Poliomielite (VIP).

O Dia “D” também vai disponibilizar as seguintes vacinas: BCG, que previne a tuberculose; Pentavalente, contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e o vírus Haemophilus influenzae B; Rotavírus, contra a gastrointerite; Pneumocócica 10, que protege a pneumonia, meningite e otite; Meningocócica C; Meningocócica ACWY (para adolescentes de 11 e 12 anos); Tríplice viral, que previne sarampo, caxumba e rubéola; Varicela; Vacina HPV; Hepatite A; Dupla Adulto, contra difteria e tétano; e Febre Amarela.

Meninas e meninos poderão aproveitar a mobilização do sábado para a imunização contra o HPV (Papilomavírus humano), que é um vírus que pode causar câncer, como de colo do útero, vulva, vagina, pênis, ânus e orofaringe. A vacina contra o HPV é direcionada para meninas de nove a 14 anos e para meninos na faixa etária de 11 a 14 anos.

Campanha

A chefe da Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Isabel Hernandes, explica que a campanha foi iniciada no dia 5 de outubro, já ofertando as vacinas em 168 pontos de atendimento nas zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e rural de Manaus.

“A campanha seguirá até o dia 30 de outubro. Porém, o Dia ‘D’ de mobilização é uma estratégia a mais utilizada para ampliar o número de postos de vacina, atendendo a população em um sábado, quando pais e responsáveis que trabalham durante a semana terão uma nova oportunidade para proteger os filhos contra várias doenças. Também é importante que o cartão de vacina seja avaliado por um profissional de saúde, para garantir que o esquema de cada vacina foi finalizado de acordo com a faixa etária”, alerta a Isabel Hernandes.

A lista com o endereço dos 135 postos fixos que irão funcionar no Dia “D” pode ser acessada no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br).

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais