Documentário sobre graffiti manauara ganha nova data de estreia

Documentário "Os Traços Urbanos da Floresta" - Foto: Homero Lacerda/Divulgação
Compartilhe

Em nota postada no perfil oficial do projeto no Instagram, os organizadores comunicaram que o lançamento virtual do documentário foi adiado para o dia 15 de fevereiro, ao contrário da data original de 19/1, por conta da atual situação da pandemia da Covid-19 em Manaus. Os interessados podem acompanhar o perfil @florestaurbanaviva para mais novidades sobre o projeto.

Reunindo depoimentos dos principais nomes do graffiti de Manaus, o documentário amazonense “Os Traços Urbanos da Floresta” será lançado no Youtube no dia 15 de fevereiro. A produção conta com o apoio do Governo Federal e da Prefeitura de Manaus, por meio do Edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2020 – Lei Aldir Blanc.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

O documentário faz um recorte das carreiras artísticas de grafiteiros da capital amazonense que utilizam a cidade como tela de suas obras e colorem o espaço urbano. O filme nasceu da conversa entre o fotógrafo e videomaker Homero Lacerda e o grafiteiro Arab, codinome de Rogério Arab, que também conta sua relação com a arte e o espaço público ao longo da produção.

A inspiração dos dois surgiu quando constataram que o graffiti como arte e o estilo de vida em volta da arte de rua tinham pouca ou quase nenhuma documentação. “A mensagem que o documentário oferece é a dessa possibilidade do graffiti como expressão dos amazônidas, é falar pra Manaus e pra quem mais estiver disposto a ouvir quais são os desafios e os motivos de ser tão especial compor a cena manauara”, conta Homero, que é diretor e montador do filme.

Com a produtora Cristine Pinagé, a equipe tomou forma, os artistas foram selecionados e as gravações foram realizadas na rua, mas levando em consideração os desafios impostos pela pandemia da Covid-19.

“Basicamente o roteiro foi construído em cima da própria vivência de arte urbana. Procuramos por outros documentários, conversamos com o pessoal do graffiti e gravamos nos cenários em que os artistas mais se sentem representados. Procuramos acrescentar os contextos sociais envolvidos, as suas referências. Acho que esse doc é um divisor de águas em Manaus”, relata Cristine.

Presença feminina e periférica
Entre os entrevistados, estão nomes como Débora Erê, Lore Paes, Gaby e Zet, que que trouxeram representatividade à obra e mostraram as dificuldades, como maternidade e machismo dentro da cultura do graffiti e como a cena vem se reinventando. O documentário também investiga as diversas vertentes dessa arte de rua, como o pixo, bomb e stickers. Foram entrevistados também os artistas Paradise, Zet, Arab, Liu, Olhinho, Gnos, Alessandro Hipz, Raiz, Máfia, Nixon e Knort.

Um mural também foi produzido durante as filmagens e contou com a participação de Rosie, Biels e Smith.

“A poética é a mesma: a lata ou o vídeo são suportes pra gente expressar a arte”, assim resume o graffiteiro Liu, um dos entrevistados do documentário, que também trabalhou como assistente de produção no filme.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

“É muito mais que pintura ou material, o graffiti tá numa questão de atitude, de se expressar publicamente. Ele tem essa categoria de democratizar a arte, de trazer a arte pra todo mundo ver”, ressalta Raiz Campos, um dos grandes expoentes da arte na capital amazonense e que também teve seu trabalho documentado na obra.

Serviço
O quê: Estreia virtual do documentário “Os Traços Urbanos da Floresta”
Quando: 15/2 (segunda), às 18h
Onde: Canal no Youtube do documentário – bit.ly/2WOm30y
Quanto: Gratuito

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais