Em cumprimento à decisão judicial, seis flutuantes são retirados do Igarapé Tarumã-Açu

decisão do magistrado Moacir Pereira Batista decorreu de recurso interposto pelo Ministério Público na Ação Civil Pública que trata do tema. Foto: Clóvis Miranda / Semcom
Compartilhe

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima) realizou nos últimos dois dias, em cumprimento à decisão judicial, uma operação de retirada dos flutuantes irregulares localizados no Tarumã-Açu, em Manaus.

Conforme última liminar vigente, a determinação é para retirada apenas de flutuantes previamente identificados como abandonados. Ao todo, já foram retirados 6 flutuantes, em dois dias de operação, a qual deve continuar pelos próximos dias.

De acordo com o órgão ambiental, cerca de 16 flutuantes abandonados serão retirados durante a operação realizada por órgãos municipais, estaduais e federais e que tem previsão de ser concluída em três a cinco dias. O secretário da Semmasclima, Antonio Stroski, fez um balanço do segundo dia de atividades no Tarumã-Açu.

“Fechamos o segundo dia de operação no rio Tarumã-Açu, dando cumprimento a decisão da Vara Especializada do Meio Ambiente do Amazonas pra retirada das estruturas dos flutuares abandonados. Seguimos também com o levantamento da Semasc, para as famílias que residem sobre os flutuantes, para ver as demandas sociais e as necessidades dessas pessoas. Deixo agradecimento especial a equipe da SemmasClima e a todas as secretarias da estrutura da administração municipal que cuidam dessa missão”, finalizou.

A operação conta com suporte do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), das secretarias municipais de Limpeza Urbana (Semulsp), Infraestrutura (Seminf), da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), de Saúde (Semsa) e de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef); Procuradoria Geral do Município (PGM); Polícia Militar do Amazonas (PMAM); Batalhão Ambiental; Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Marinha do Brasil, e também da concessionária Amazonas Energia.

Ordem judicial

A determinação para retirada dos flutuantes é do juiz Moacir Pereira Batista, da Vara Especializada do Meio Ambiente (Vema), do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). A realização da operação já havia sido anunciada pela Semmasclima no início do mês, quando foram instalados outdoors nas vias de acesso da marina do Davi e da praia Dourada.

A nova liminar do processo n° 0056323-55.2010.8.04.0012, expedida na semana passada, suspendeu a retirada de flutuantes utilizados para lazer e hospedagem, fins comerciais e os usados como moradia.

A Semmasclima, durante período de notificação dos proprietários de flutuantes realizada a partir do dia 29 de junho de 2023, identificou cerca de 900 flutuantes que seriam removidos, destes, cerca de 660 são destinados ao lazer, recreação e comércio, e cerca de 190 utilizados como moradia.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais