Em meio a crise na saúde, governador do AM anuncia ampliação da oferta de cirurgias cardíacas e investimentos no Francisca Mendes

Hospital Francisca Mendes, na Zona Norte de Manaus — Foto: Rickardo Marques/G1 AM
Compartilhe

O governador Wilson Lima anunciou, em uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira (20), uma parceria com o Hospital da Criança de São José do Rio Preto e a Fundação Children’s HeartLink para realização de cirurgias cardíacas de pacientes do Amazonas. Ele anunciou ainda a abertura de um novo chamamento público para oferecer mais procedimentos em parceria com a iniciativa privada.

A unidade hospitalar tem sido alvo de denúncias de falta de equipamentos e salas disponíveis para a realização dos procedimentos. Na quinta-feira (18), por exemplo, um bebê de três meses morreu após ser submetido a uma cirurgia. Ícaro Davi Ferreira ainda chegou a ser anestesiado na segunda-feira (16), mas o procedimento foi adiado por falta de equipamentos.

Além das 200 crianças que aguardam para passarem por cirurgia, quase 500 adultos também estão na fila de espera para passar por cirurgia cardíaca no Hospital, segundo dados do Ministério Público do Amazonas (MP-AM).

Medidas para o Hospital Francisca Mendes foram anunciadas pelo governador do Amazonas Wilson Lima, em Manaus. — Foto: Divulgação/SecomMedidas para o Hospital Francisca Mendes foram anunciadas pelo governador do Amazonas Wilson Lima, em Manaus. — Foto: Divulgação/Secom

Com a crise que assola a saúde pública do estado – e do hospital especializado, além dos acontecimentos no Hospital Francisca Mendes -, o governador disse que o Hospital está abastecido e que, só nesta semana, realizou cinco cirurgias e, na área de Hemodinâmica, 30 procedimentos de cardiologia e neurologia.

“Vamos iniciar processo de chamamento público para realização de cirurgias cardíacas junto à iniciativa privada e já temos parceria com o Hospital de São José do Rio Preto, em parceria com a Fundação Children’s HeartLink, que vai operar quatro pacientes do Amazonas por dia. Nesse momento os médicos do Francisca Mendes estão avaliando o quadro clínico dos pacientes, que deverão embarcar para São Paulo e o Estado vai custear esse deslocamento, através do TFD (Tratamento Fora de Domicílio)”, detalhou Wilson Lima.

Mudanças no Francisca Mendes

O governador ressaltou também que em janeiro de 2019 iniciou, em conjunto com os Ministérios Públicos do Estado e Federal e com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), a discussão da gestão do Francisca Mendes.

Wilson Lima ressaltou que todas as medidas tomadas até agora têm permitido que o hospital realize os atendimentos e que o Estado mantenha a taxa de mortalidade abaixo da média nacional, que é de 20% e, no Amazonas, de 12%.

Falta de estrutura

Das seis salas de UTI do Francisca Mendes, duas também estão paradas. De acordo com denúncias de funcionários, dois aparelhos de anestesia estão sem funcionar por falta de manutenção.

Há também a falta de leitos na unidade, que já causou a morte de um bebê que também teve a cirurgia adiada em maio deste ano. Atualmente, o Hospital Francisca Mendes possui oito leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo cinco infantis e três neonatais. O ideal seriam pelo menos 16 leitos.

Pagamentos

A crise também afeta o pagamento de servidores terceirizados de diferentes unidades de saúde, o que gerou vários protestos ao longo do ano. Por conta disso, o Governo anunciou – em novembro – que iria pagar, sem intermediação das empresas, cerca de R$ 7 milhões referentes aos salários de outubro e novembro de 2019.

O dinheiro seria repassado para técnicos de enfermagem e enfermeiros terceirizados.

Quase um mês depois, no dia 9 de dezembro, a Justiça do Trabalho homologou um acordo para garantir o pagamento de funcionários de empresas terceirizadas. O valor do pagamento chega a R$ 9,8 milhões e é referente aos salários de outubro e à primeira parcela do 13º salário.

Fonte: G1

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais