Em Nagasaki, Papa Francisco pede abolição de armas nucleares

Foto: Remo Casilli/Reuters
Compartilhe

O Papa Francisco pediu neste domingo (24) (horário local) o fim das armas nucleares pelo mundo. O pontífice discursou em Nagasaki, uma das cidades do Japão atingidas pela bomba atômica em 1945, no fim da Segunda Guerra Mundial.
Ao discursar em um memorial de Nagasaki, o líder da Igreja Católica criticou o argumento de que as armas nucleares garantiriam a paz.

Plateia assiste a discurso do Papa Francisco em Nagasaki, no Japão, neste domingo (24) — Foto: Kim Hong-Ji/Reuters
Plateia assiste a discurso do Papa Francisco em Nagasaki, no Japão, neste domingo (24) — Foto: Kim Hong-Ji/Reuters

 

“Nosso mundo é marcado por uma dicotomia perversa que tenta defender e assegurar paz e estabilidade por meio de uma falsa sensação de segurança sustentada por medo e desconfiança”, afirmou. “A posse de armas nucleares e outras de destruição em massa não são a resposta [para a manutenção da paz].”

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

“Paz e estabilidade internacional são incompatíveis com as tentativas de construí-las pelo medo da destruição mútua ou da ameaça de aniquilação total”, completou o papa.

A bomba lançada pelos Estados Unidos em Nagasaki em 9 de agosto de 1945 matou, instantaneamente, cerca de 27 mil pessoas. Em Hiroshima — próximo destino do Papa —, o armamento atômico matou 78 mil. Outras 400 mil moradores das regiões morreram depois, por causa da radiação e dos ferimentos causados pelas explosões.

Visita ao Japão

Papa Francisco desembarca no Japão neste sábado (23) — Foto: AP Photo/Koji Sasahara
Papa Francisco desembarca no Japão neste sábado (23) — Foto: AP Photo/Koji Sasahara

O Papa Francisco chegou ao Japão no sábado para uma visita de três dias. O pontífice reuniu-se com membros da Igreja em Tóquio e também deve se encontrar com sobreviventes do desastre de Fukushima. Antes de embarcar, ele já havia criticado o uso de armas nucleares.
“Rezo com vocês para que o poder destrutivo das armas nucleares nunca mais seja liberado na história da humanidade. O uso de armas nucleares é imoral”, disse o Papa em um vídeo dirigido aos japoneses e divulgado poucas horas antes de sua viagem.
A viagem de Francisco ao Japão é a segunda visita papal no país na história — o primeiro foi João Paulo II, em 1981.

 

Fonte: G1

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais