Emprego melhora nos EUA com reabertura das atividades

Imagem: Reuters
Compartilhe

A economia dos Estados Unidos gerou mais empregos do que o esperado em fevereiro graças a uma flexibilização das medidas restritivas para conter o contágio pelo coronavírus, o que permite antever uma forte alta do consumo nos próximos meses.

Foram criados no total 379.000 empregos em fevereiro e a taxa de desemprego caiu levemente a 6,2%, informou o Departamento do Trabalho nesta sexta-feira (5).

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

As novas contratações ocorreram principalmente no setor hoteleiro e de lazer, que tinha sido duramente atingido pelas restrições implementadas na pandemia, e que criou em fevereiro 355.000 postos de trabalho.

Os analistas esperavam a criação no total de 200.000 novos postos de trabalho.

A cifra de janeiro foi revista em forte alta, de 49.000 novos postos inicialmente estimados para 166.000.

Tratam-se de empregos em bares e restaurantes, mas também em outras atividades vinculadas ao lazer e ao alojamento, assim como serviços de saúde, vendas varejistas e indústria manufatureira.

Caíram, no entanto, os empregos vinculados à educação, construção e atividade mineradora.

Estas cifras sugerem que o pior da crise passou e que os empresários parecem se concentrar no “mini boom” econômico esperado para a primavera no hemisfério norte.

A campanha de vacinação avança e as ajudas públicas maciças – além das despesas em queda – puseram dinheiro no bolso dos americanos, e por isso se espera um aumento importante do consumo.

O plano de estímulo de 1,9 trilhão de dólares, proposto pelo presidente Joe Biden, é objeto de debate no Congresso, mas poderia ser definitivamente adotado na próxima semana, embora com cifras um pouco menores do que a original.

Insuficiente 

“A reabertura dos serviços será o elemento dominante para o emprego nos próximos meses” e “deveria aumentar a menos que um novo crescimento dos casos de covid, devido às variantes” do vírus “obrigue os estados a atrasá-la”, analisou Ian Shepherdson, economista da Pantheon Macroeconomics.

Este especialista espera um milhão de novos empregos em março.

“Se se acredita que (…) é ‘suficiente’, é preciso saber que neste ritmo (…) será preciso esperar até abril de 2023 para recuperar o nível (de emprego) de fevereiro de 2020”, tuitou o chefe de gabinete da Casa Branca, Ronald Klain, para moderar o otimismo.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

Dos 22 milhões de postos destruídos durante a pandemia, a economia recuperou a metade.

A taxa de desemprego se mantém estável: passou de 6,3% em janeiro para 6,2% em fevereiro, em linha com o esperado pelos analistas.

Dezoito milhões de americanos continuam recebendo algum subsídio ao desemprego ou pela diminuição da renda.

O retorno ao pleno emprego em 2021 é “completamente improvável”, disse nesta quinta-feira o presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Jerome Powell, destacando que levará tempo. Em fevereiro de 2020, a taxa de desemprego era de 3,5%.

A aparente contradição entre a forte criação de empregos e uma taxa de desemprego praticamente estável se explica em parte pelas dificuldades dos empresários em alguns setores. Os desempregados não estão prontos para voltar a trabalhar em qualquer condição.

A cifra do desemprego também se alimenta de trabalhadores que tinham deixado de procurar trabalho e que, com a melhora das perspectivas, voltam ao mercado para tentar conseguir uma colocação.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais