Manaus, 26 de setembro de 2020
PortugueseEnglishSpanish
PortugueseEnglishSpanish

Especialistas do Brasil, Colômbia e Peru debatem conservação de rios da Amazônia em fórum virtual

blank
Foto: Divulgação
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on skype
Share on email

Representantes de governos, empresas, universidades e organizações não governamentais do Brasil, Colômbia e Peru se reúnem virtualmente, nos próximos dias 9 e 10, para discutir políticas públicas, iniciativas corporativas e comportamentos sociais com objetivo de reduzir os resíduos sólidos flutuantes nos rios amazônicos. O debate integra o Fórum Internacional Rios Limpos, que será transmitido a partir das 9h30 (horário de Manaus), pelo canal do YouTube da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN Amazônia).

O evento tem apoio da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), que é a Agência Alemã de Cooperação
Internacional. A programação é aberta ao público e para se inscrever, basta acessar o link: bit.ly/ForumRios.

Um dos principais objetivos do evento é apresentar os resultados do relatório técnico do Projeto Rios Limpos, elaborado por especialistas com estudos sobre a caracterização dos resíduos sólidos, o marco sócio-político e levantamento de soluções nas cidades de Manaus (AM), Iquitos (Peru) e Letícia (Colômbia), que compõem a Bacia do Rio Amazonas.

Primeiro dia

A abertura será realizada pelo superintendente geral da FAS, Virgilio Viana, e será seguida por um vídeo explicativo sobre o fórum narrado pelo ator Mateus Solano. Na sequência, o consultor técnico do Projeto Rios Limpos, Rafael Moreira Ribeiro, apresentará o estudo que vem sendo desenvolvido em Manaus, Iquitos e Letícia, mostrando os
desafios e soluções identificadas, que serão aprofundadas e discutidas ao longo do evento.

A partir das 10h, ocorre o Painel de Abertura Multissetorial, que abordará o cenário e as perspectivas sobre os resíduos sólidos flutuantes na Amazônia, além de estratégias que podem ser adotadas diante da realidade exposta pelo relatório
preliminar do Projeto Rios Limpos.

O debate terá a participação da pesquisadora associada do Instituto Amazónico de Investigaciones Científicas (SINCHI), Clara Peña-Venegas; do subsecretário municipal de Gestão de Limpeza Pública de Manaus – Semulsp, Eisenhower Campos; da especialista em Sustentabilidade da Coca-Cola, Fernanda Daltro; da engenheira
ambiental da Secretaria de Agricultura, Medio Ambiente y Productividad de la
Gobernación del Amazonas, da Colômbia, Fernanda Gomez; do professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Marcos Castro; e do pesquisador do Instituto de Investigaciones de la Amazonía Peruana (IIAP), Werner Chota
Macuyama.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

Às 11h, será realizado o Painel de Associações Recicladoras, que se dedica a perguntar como
as associações recicladoras de três países diferentes podem se unir para resolver os desafios de reciclagem na região. A mediação será feita pela analista em Educação Ambiental da FAS, Kelly Souza.

Participam do painel o diretor da ONG colombiana Amazonas Sin Límites, Andrés Lozada; a representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis – MNCR e mobilizadora da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis – Ancat, Irineide Lima; a diretora executiva da ONG peruana Ciudad Saludable, Paloma Roldan; e a presidente da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis Nova Recicla de Manaus, Suelen Cardoso.

Segundo dia

No segundo dia de evento, será realizado o Painel de Negócios Sociais, que pretende responder a pergunta: como negócios sociais podem contribuir para resolver a destinação dos resíduos sólidos?

Com mediação da coordenadora de Cidades Sustentáveis da FAS, Paula Carramaschi Gabriel, o painel terá a participação da fundadora e diretora da organização colombiana Fundación Habitat Sur, Adriana Bueno Melo, do coordenador de Novos Negócios da EuReciclo e Cofundador do Plástico Preciso Rio, Bernardo do Amaral, da
presidente do Projeto de Restauração Ecológica e Urbanização Sustentável – Reusa, Maria Cristina Pereira, e da CEO do Grupo Ambiental Tierra Amazónica – Gatia, do Peru, Ivonne Bocanegra.
Às 10h30, ocorre o talk “Cooperação para a Proteção do Clima na Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos”, com a representante da GIZ, Helinah Cardoso.

A partir das 10h40, será realizado o Painel de Órgãos Governamentais de Manaus, Letícia e Iquitos, com o tema “Construindo um acordo de cooperação na Amazônia: o que cada governo tem a contribuir?”.
O painel reunirá representantes dos três governos na perspectiva de construir um acordo de cooperação internacional que promova o manejo sustentável e a redução dos resíduos sólidos flutuantes na Amazônia, solucionando efetivamente os desafios atuais.

Do Brasil, participam o secretário de Estado do Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira, e o secretário municipal de Gestão de Limpeza Pública de Manaus, Paulo Farias.
O representante da Colômbia será o secretário de Agricultura, Medio Ambiente y Productividad
del Departamento del Amazonas, John Valencia.

Para representar o Peru, participa a subgerente de Gestión Ambiental de la Gerencia de Servicios Públicos, Gestión Ambiental y Desarrollo Empresarial de la Municipalidad Distrital de Belén, Flor de Azucena Paredes Vela.

Segundo a secretária executiva da SDSN Amazônia, Carolina Ramírez Méndez, o evento
estimulará o intercâmbio de soluções entre os países e trará importantes avanços nos debates sobre a conservação dos recursos hídricos na Amazônia. 
“O Fórum Rios Limpos promoverá discussões com a participação de diversos
setores da sociedade que darão contribuições muito ricas para a gestão mais sustentável de resíduos sólidos e, assim, evitar a poluição nos corpos de
água”, destaca

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Playlist - Manchetes da Rosa

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!