Manaus, 24 de maio de 2020
PortugueseEnglishSpanish
PortugueseEnglishSpanish

Estudo inédito é publicado sobre estratégias emergenciais de saúde mental durante a pandemia

A UEA, em parceria com um grupo de profissionais de outras instituições locais, publicou nesta semana o Plano Estratégico Emergencial de Saúde Mental para Enfrentamento da Covid-19.
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on skype
Share on email

A Universidade Estadual do Amazonas (UEA) produziu o Plano Estratégico Emergencial de Saúde Mental para Enfrentamento da Covid-19. A medida concentra conhecimentos, recursos e solidariedade para construir uma resposta integrada e com embasamento científico e é  baseado, principalmente, nas lições aprendidas em outros países e disponíveis nas plataformas que reúnem as mais relevantes e recentes publicações científicas.

O plano mostra que a Intervenção em Crise Psicológica (ICP) tem sido a abordagem mais indicada para essas situações e pode ser disponibilizada para pacientes, profissionais de saúde, pacientes-contato e população em geral com o principal objetivo de minimizar os danos psicológicos e fornecer assistência oportuna à prevenção e controle da epidemia por redução ao estresse e trauma.

Com isso, o material foi construído com diferentes tópicos, para que cada população específica tenha uma intervenção diferenciada e seja acolhida de forma correta pelo serviço, com técnicas de solução de problemas para ajudar no enfrentamento dos principais fatores de estresse, a partir da sua identificação.

No caso dos profissionais de saúde, o plano abrange o encorajamento para construção de um plano de resiliência que inclua ações de autocuidado e estratégias para enfrentamento de uma possível estigmatização, sendo essa a questão fundamental no suporte para esse grupo de pessoas.

Epidemias anteriores mostraram que os problemas de saúde mental decorrentes de tão elevado nível de estresse comprometem a atenção, afetam a sinergia da equipe e a capacidade de tomada de decisões dos trabalhadores, o que impacta não somente a luta contra a Covid-19, mas também pode ter um efeito duradouro no bem-estar geral dos profissionais.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

Já nos casos dos pacientes internados, foi considerado o curso da doença, a gravidade dos sintomas clínicos, o local de tratamento (clínica médica ou terapia intensiva), capacidade cognitiva do paciente em compreender a doença, nível de estresse, para então identificar aqueles que precisam de intervenção psicológica e formular medidas específicas para melhorar a eficácia dessas intervenções. As ações foram centralizadas para estabilizar as emoções do paciente, ajudando a traçar um plano de autocuidado e resiliência.

“Além desses, o plano contempla ações para pacientes em isolamento domiciliar, pessoas em quarentena, pacientes em condições especiais de saúde, pacientes idosos ou com comorbidades e a população em geral”, pontuou uma das coordenadoras do projeto, a psicóloga Sônia Lemos.

Por fim, o material explica que a linha direta em um Plantão Psicológico por chamada telefônica ou chat deve apoiar na manutenção da saúde mental dos cidadãos durante este surto. Este serviço deve servir a três propósitos: 1) Informação – disponibilizar dados corretos e claros de fontes oficiais e sustentados cientificamente; 2) Aconselhamento Psicológico – modalidade de intervenção centrada na facilitação e expressão dos sentimentos, pensamentos e conflitos, bem como alternativas para lidar com eles; e 3) Encaminhamento – em caso de risco iminente, encorajar a pessoa a procurar seu serviço de referência (cuidado de condição clínica) ou unidade sanitária de referência (em caso de sintomas Covid-19).

Todo o conteúdo pode ser acessado no portal da UEA (www.uea.edu.br )

*Assessoria

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Playlist - Manchetes da Rosa

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!
Powered by