Evento no Centec discute segurança e prevenção de acidentes no trabalho

Compartilhe

Embora venha diminuindo nos últimos dez anos, o número de mortes e acidentes no trabalho, assim como de doenças ocupacionais, ainda é muito alto no Brasil. Dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho apontam que, de 2012 a 2018, o país registrou 16.455 mortes e 4.5 milhões acidentes. É com foco nestes índices que Centro de Ensino Técnico (Centec) promove, nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro a sua primeira Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), aberta tanto aos seus alunos, professores e colaboradores quanto à comunidade em geral.


“Objetivo é promover conhecimento e orientação sobre a saúde e segurança no trabalho e prevenção de acidentes em diversos eixos de atuação técnica profissional”, informa a coordenadora de projetos institucionais, Nathalia Flores.
Momento propício
Conforme o dito popular, o ano só começa de verdade após o Carnaval, por isso este é um bom momento para as discussões em torno do tema segurança no trabalho, tendo em vista a retomada, com mais força, das atividades produtivas tanto na indústria como no comércio e serviços.
Ainda conforme os organizadores do evento, as ações voltadas para segurança no trabalho devem ser executas durante todo o ano e o planejamento precisa envolver desde as categorias mais básicas até o alto escalão das empresas. Por conta disso, a Sipat Centec 2020 contará com atividades pela manhã, tarde e noite, facilitando o acesso dos interessados em obter conhecimentos mais qualificados nessa área.
O Centec está localizado na avenida Djalma Batista, 646, São Geraldo e a programação envolve palestras, seminários e apresentações de trabalhos nos mais diversos eixos das atividades profissionais desenvolvidas na escola. Os interessados podem ser inscrever, gratuitamente, por meio deste link (https://doity.com.br/sipat-i-semana-interna-de-preveno-de-acidentes-do-trabalho). Todos terão direito a certificado de horas complementares.
Já os alunos da instituição ganhão 2 pontos em nota de participação. Além disso, a turma destaque terá direito a troféu e nota dobrada, ou seja, 4 pontos.
Abertura
Cada empresa é um organismo vivo, por isso, o que acontece com um colaborador pode impactar nos demais. Assim, o tema de abertura do evento é “o cuidado de cada um é a segurança de todos”. “Acredito que a segurança do grupo depende do que cada um faz em relação à sua própria segurança”, conta o professor Caio Bruno, engenheiro de segurança no trabalho e responsável pela Sipat-Centec 2020.
Segundo dados do Smartlab de Trabalho Decente e a organização Internacional do Trabalho, acidentes de trabalho causaram 24 mortes e afastaram mais de 3 mil trabalhadores no Amazonas em 2018. Já a capital, Manaus, teve o maior número de vítimas de acidentes e mortes no trabalho somente de 2017 para 2018.
A partir de tais dados, o diretor técnico do Instituto de Perícias da Amazônia (Inpeam), Hélio Magalhães Neto, fará palestra sobre as normas de segurança, a conscientização e os procedimentos seguros no ambiente de trabalho, além de contar sobre a sua experiência na área. “Poder conscientizar durante a realização da Sipat nas empresas, fará com que se crie procedimentos de segurança, com o intuito de evitar acidentes e instruir os colaboradores a realizarem seus trabalhos com maior segurança”, explica o diretor do Inpeam.
O professor Caio Bruno acredita que o evento será importante tanto para os alunos, quanto para o público externo. “Os próprios alunos vão buscar conhecimento e apresentar os trabalhos com muita criatividade, com temas referentes aos cursos disponíveis no Centec, e transferir essas informações para o nosso público convidado, referente acidentes, doenças ocupacionais e de trabalho. A programação de atividades vai servir para a conscientização dos alunos, dos professores e de todo o público participante”, finaliza o professor.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais