O documentário “Fake News – Made in Brazil”, investiga a criação e a propagação de notícias falsas com o intuito de influenciar grupos sociais, um fenômeno potencializado pelas mídias sociais.
Em conjunto com a popularização da internet móvel, forma-se um ambiente ideal para inflamar campanhas eleitorais, deflagrar uma guerra de informação e alimentar a polarização política.
Dirigido por André Fran e Rodrigo Cebrian, o filme faz um recorte histórico do Brasil de 2018, com as eleições presidenciais e o cenário político em ebulição, para compreender as chamadas fake news.
Também traz importantes relatos dos analistas que se debruçaram sobre o assunto para tentar decifrar, em volta de muita dúvida, incertezas e acusações, algo em constante evolução e que aparentemente veio para ficar.
Entre os entrevistados estão nomes como Luiz Fux, ministro do Supremo Tribunal Federal; acadêmicos como Muniz Sodré; o psicanalista Daniel Kuperman; jornalistas como Helena Borges, Edgard Matsuki, Fábio Gusmão e Tai Nalon; vítimas das notícias falsas como (a hoje vereadora) Monica Benicio, viúva de Marielle Franco; e também um acusado de espalhar notícias falsas, o editor Carlos Augusto de Moraes.
Os diretores visitaram agências de checagem de fatos para mostrar o trabalho dos profissionais que vivem de desmentir fake news: os jornalistas. Eles são os primeiros mecanismos para deter as notícias falsas, mas não os únicos. O documentário estimula o público a pensar o seu papel nessa cadeia de produção. Segundo o filme, a principal maneira de evitar o contágio por notícias falsas é a informação; é pesquisar, entender, analisar e debater as causas e consequências desse efeito na sociedade.
“Fake News – Made in Brazil” é uma produção da Base#1 Filme, viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A estreia aconteceu dia 24 de março.