Manaus, 23 de janeiro de 2022
PortugueseEnglishSpanish
PortugueseEnglishSpanish

Fórum de secretarias municipais do Meio Ambiente discute estratégias para gestão ambiental no Amazonas

Foto: Divulgação/Sema
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on skype
Share on email

Com objetivo de discutir uma agenda conjunta de gestão, a 20ª edição do Fórum Permanente das Secretarias Municipais do Meio Ambiente do Amazonas (Fopes) iniciou sua programação, em Manaus, na manhã desta segunda-feira (04/10) e promoverá atividades até a sexta (08/10). Ao todo, representantes de 52 municípios estão na capital para participar da agenda.

O evento, realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), reúne secretários municipais para discutir temas imprescindíveis para o desenvolvimento da agenda ambiental e estabelecimento de estratégias que resultem no aperfeiçoamento da gestão e conservação dos recursos naturais do Amazonas.

“Essa é uma reunião histórica, porque nós temos aqui representados 52 municípios. Isso demonstra, de maneira inegável, a vontade que esses gestores têm de construir parcerias, construir agendas positivas para que a gente possa unir desenvolvimento econômico, conservação ambiental e também, inclusão social”, afirmou o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

O procurador do Meio Ambiente, Daniel Pinheiro Viegas, da Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM), compôs a mesa de abertura do evento e destacou a importância da troca de conhecimentos que o Fopes proporciona. “Temos aqui pessoas que estão abertas ao diálogo, abertas a construir uma política pública em parceria. A Procuradoria do Estado não está distante disso, e está aqui para contribuir também”, afirmou.

Programação – De segunda (04/10) a quarta-feira (06/10), o evento será realizado no Auditório Deputado Belarmino Lins, localizado na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Já na quinta (07/10) e na sexta (08/10), o congresso acontece no auditório da Sema.

Entre os temas desta edição do Fopes estão: Gestão Integrada de Resíduos Sólidos; Educação Ambiental no Amazonas; Concessão Florestal; Política de Arborização; Gestão de Recursos Hídricos; Monitoramento Ambiental; Gestão das Unidades de Conservação (UC); Acordo de Pesca e Política de Bem-Estar Animal.

“Montamos uma programação extensa e educativa, em que poderemos tirar nossas dúvidas”, ressaltou o presidente do Fopes e secretário municipal de Rio Preto da Eva, Martinelli Gonçalves da Costa.

Resíduos sólidos – A pauta dos lixões será uma das que mais terão espaço para discussão no evento.  O supervisor de Gestão Territorial do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), José Marmos, e a gerente de Recursos Minerais do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Rosa Geissler, foram convidados para falar sobre critérios de remediação dos vazadouros e licenciamento de aterros sanitários.

Também foram convidados para falar sobre projetos e estruturação de políticas públicas de resíduos sólidos, representante da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), e a representante do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Suelen Ramos.

O procurador no Ministério Público de Contas (MPC), Ruy Mendonça, falará sobre as recomendações dos órgãos de controle quanto à gestão de resíduos sólidos e esgotamento sanitário nos municípios.

“A programação deste ano está muito voltada para a temática de resíduos sólidos, que já é bem conhecida por todos nós. Neste Fopes, a gente poderá discutir e detalhar melhor essa questão”, afirmou Juliano Valente, diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). O órgão estará à disposição dos secretários para resolução de dúvidas quanto à legislação vigente.

Entre os convidados a compor os painéis, também estão o representante da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), Heitor Liberato Júnior; o especialista em Recursos Pesqueiros da Wildlife Conservation Society (WCS) Brasil, Guillermo Estupinan; além de membros do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Voce pode gostar também!

Estamos ao vivo clique aqui!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!