Fundação Estadual do Índio leva assistência jurídica a comunidades indígenas

FOTO: Denison Alves
Compartilhe

Na manhã da última quarta-feira (23/09), técnicos da Fundação Estadual do Índio (FEI) estiveram na aldeia Kathypery do povo Apurinã, localizada no Km 07 da rodovia estadual AM-352, entre os municípios de Manacapuru (distante 68 quilômetros em linha reta da capital) e Novo Airão (distante 115 quilômetros), e na Associação dos Povo Indígenas de Manacapuru (Apizum), para prestar assessoria jurídica na criação da Associação Civil Indígena.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

De acordo com o diretor-presidente da FEI, Edivaldo Munduruku, a fundação recebe diariamente muitas demandas de familiares que vivem no interior do estado e que encontram dificuldades em organizar documentos para constituição e regularização de uma associação. Sendo assim, a equipe técnica se desloca muitas vezes para dar esse apoio e orientação jurídica, em diversos aspectos.

“A Procuradoria Jurídica (PJUR) da fundação, além de prestar apoio judicial e extrajudicial, dá suporte técnico à administração com pareceres, manifestações e elaboração de outros documentos jurídicos. Além disso, presta assessoria as comunidades indígenas ajudando nas orientações, sendo a constituição de associações a mais comum”, afirmou ele.

Para o cacique da aldeia Kathypery, Jermano Apurinã, a visita dos técnicos da fundação é uma satisfação muito grande, pois a criação da associação irá beneficiar o povo Apurinã. E, por meio desta, serão concretizados projetos para a comunidade indígena.

O líder da associação, Aldir Apurinã, destaca a importância do apoio para a criação da associação, que assistirá os indígenas da área. “Este trabalho é extremamente necessário para a legalização da Apizum, que, após legalizada, trará vários benefícios sociais as pessoas que residem no perímetro urbano de Manacapuru. Eu me sinto muito agradecido pelo apoio técnico-jurídico prestado pelo Governo, por meio da FEI”, concluiu.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais