Manaus, 23 de setembro de 2021
PortugueseEnglishSpanish
PortugueseEnglishSpanish

FVS-RCP investiga ataques de morcegos hematófagos em comunidades rurais de Coari

FOTO: Kássio Moraes/FVS-RCP
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on skype
Share on email

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realiza, de 2 a 11/08, uma visita técnica para investigar ataques e realizar captura e controle de morcegos hematófagos em comunidades rurais de Coari (a 363 quilômetros a oeste de Manaus). Foram registrados 20 casos de ataques por morcegos hematófagos, na comunidade, durante as últimas semanas.

A espécie de morcegos hematófagos (Desmodus rotundus) se diferencia das outras por se alimentarem de sangue, podendo atacar tanto animais, quanto humanos, o que gera o risco de transmissão do vírus da raiva por meio da mordida.

A ação é coordenada pela Gerência de Zoonoses do Departamento de Vigilância Ambiental da FVS-RCP (GZ/DVA/FVS-RCP), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Coari (Semsa/Coari). O objetivo é agir no controle populacional da espécie.

A FVS-RCP recebeu o alerta sobre os ataques dos morcegos hematófagos por meio da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf/AM) e, juntamente com a Semsa/Coari, realizou o planejamento para a captura dos animais e suporte às pessoas que sofreram os ataques.

O diretor-presidente da FVS-RCP, Cristiano Fernandes, destaca que a visita tem o intuito de controlar a ocorrência de ataques por morcegos hematófagos o mais rápido possível, para evitar danos à saúde pública no município. “Essa espécie de morcego oferece um grande risco à saúde humana, por isso é essencial que seja feito o controle seletivo dos morcegos associados às agressões nas localidades, para evitar mais ataques e óbitos por raiva”, reforça Cristiano.

A responsável pela GZ/DVA/FVS-RCP, Ana Cristina Campos, explica que os técnicos realizam o controle dos animais a partir da aplicação de uma pasta vampiricida. “Após o morcego hematófago ser capturado, é feita a aplicação de uma pasta anticoagulante no dorso do animal. Esse morcego será devolvido ao ambiente natural para interagir com outros que terão contato com a pasta e morrer”, esclarece Ana Cristina.

Dados sobre ataques

De janeiro a julho deste ano, 37 casos de ataques por morcegos foram notificados no Amazonas, enquanto no mesmo período do ano anterior foram 108 casos registrados, representando uma redução de 65%.

Municípios

Os municípios do Amazonas que mais notificaram ataques por morcegos no período de janeiro e julho deste ano foram: Manaus (10), Humaitá (8), São Gabriel da Cachoeira (6), Carauari (2), Coari (2), Urucará (2), Atalaia do Norte (1), Benjamin Constant (1), Fonte Boa (1) e Maués (1).

 

Voce pode gostar também!

Estamos ao vivo clique aqui!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!