Governos espanhol e de Madri aumentam cooperação para enfrentar Covid-19

Compartilhe
O chefe do Governo da Espanha, Pedro Sánchez, e a presidente da comunidade autônoma de Madri, Isabel Díaz Ayuso, tradicionalmente separados por diferenças partidárias, se reuniram nesta segunda-feira e decidiram reforçar a cooperação no combate à Covid-19. Sánchez, do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), e Ayuso, do Partido Popular (PP), de centro-direita, tinham uma relação marcada por conflitos político-ideológicos desde que ela assumiu o cargo, em 2019.
Em entrevista coletiva após o encontro, Sánchez disse que deseja, “de coração”, que as novas medidas adotadas em Madri, com o isolamento de áreas determinadas pelas autoridades, sejam suficientes para conter a crescente curva de contágios, e afirmou que as autoridades “estão preparadas” para enfrentar outros cenários, se necessário.
O presidente do Governo espanhol ressaltou que a decisão sobre as medidas a serem implementadas estão nas mãos das autoridades da comunidade autônoma, que é quem possui o poder para implementá-las.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

Por sua vez, Ayuso mostrou-se convencida de que, com as medidas já tomadas, “não haverá outros cenários”, nem a necessidade de decretar estado de emergência ou a adotar um ‘lockdown’.
Desde esta segunda-feira, parte de Madri vive um regime de semiconfinamento, que afeta 850 mil habitantes do sul da capital e de alguns municípios vizinhos, que só estão autorizados a deixarem suas casas para a realização de atividades imprescindíveis, como trabalhar, estudar ou cuidar de idosos.
Além disso, entraram em vigor outras medidas, como o fechamento de parques e jardins e a redução do limite de pessoas para reuniões e encontros em ambientes públicos ou privados, que passou de 10 para seis, e também da capacidade de lotação de bares, restaurantes e estabelecimentos comerciais, que agora é 50% menor.
Os velórios só podem reunir até 15 pessoas, caso sejam ao ar livre, e 10 em espaços fechados, e locais de culto e cerimônias religiosas tiveram sua lotação limitada a 33% da capacidade total.
O presidente do Governo espanhol fez várias menções à unidade existente entre as autoridades regionais e nacionais como fórmula para vencer o novo coronavírus, uma luta que ele ressaltou ser “epideomiológica, e não ideológica”, depois de meses de discordâncias entre os dois governos.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais