HUGV em Manaus recebe repasse de R$ 1,6 milhão para modernização de cirurgias

(Foto: Divulgação/Ufam)
Compartilhe

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) anunciou o repasse R$ 1,6 milhão ao Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), em Manaus. Os recursos serão destinados à modernização de cirurgias com a aquisição de um microscópio especializado e de um neuronavegador para cirurgias da unidade, principalmente as neurológicas, principalmente as neurológicas.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

O repasse foi feito por meio Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf).

De acordo com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que administra o HUGV, as aquisições vão melhorar e modernizar microcirurgias cranianas, remoção de tumores, biópsias, tratamento cirúrgico de epilepsia, tumores modulares e aneurismas cerebrais, por exemplo.

O hospital já contava com um microscópio da secretaria de estado de saúde (SUSAM) usado em alguns procedimentos neurológicos, que será devolvido. Agora, com a aquisição própria, será possível tanto ampliar o serviço para o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto melhorar a qualidade com a aquisição de um neuronavegador, ferramenta antes não disponível.

O sistema do neuronavegador utiliza imagens de ressonância magnética, mostrando em tempo real os locais exatos que estão sendo analisados, aumentando a confiabilidade e a taxa de sucesso do procedimento. Com ele se pode também realizar cirurgias com cortes menores, minimamente invasivas, diminuindo os riscos e tempo de internação hospitalar e em UTI, reduzindo assim custos a dando ao paciente um retorno mais rápido para sua rotina.

Além dos pacientes, os estudantes e o ensino será beneficiado visto que o HUGV conta com um programa de residência médica em neurocirurgia, um dos diferenciais de um hospital universitário federal.