‘Imagina você morrendo afogado’, diz Bolsonaro ao criticar situação de Manaus; assista

Foto: reprodução/ vídeo
Compartilhe

O presidente Bolsonaro comentou sobre a visita do ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello a Manaus e disse nesta terça-feira (12), que foi preciso intervir no Estado porque não se faz na cidade “tratamento precoce” contra Covid-19.

Ao comentar a situação de Manaus em conversa com os apoiadores, o presidente afirmou ainda que a cidade está um caos e o ‘número de mortes aumentou assustadoramente’. “Por asfixia porque não tinha oxigênio. O governo estadual e municipal deixou acabar oxigênio. É morrendo asfixiado. Imagine você morrendo afogado. Fomos para lá e ele interferiu. Estão falando já que interferiu. Então vai deixar o pessoal morrer?”, afirmou Bolsonaro.

Assista:

Críticas após visita de Pazuello

O senador e ex-governador do Amazonas, Eduardo Braga (MDB), classificou como “frustrante” a declaração do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, de que a “prioridade é o Brasil”, descartando que o Amazonas receberá primeiro e mais doses de imunizantes que outros estados.

“Frustrante. Esperávamos anúncios de como salvar vidas e cuidar das pessoas. Não deu resposta às pessoas que estão desesperadas a procura de atendimento nas unidades públicas e não encontram. A esperança da vacinação tb não aconteceu. É preciso ter ações rápidas para salvar vidas”, escreveu o senador em seu perfil no Twitter.

O Deputado Estadual, Wilker Barreto descreveu a visita com a palavra “decepção”. “Esperava um Governo Federal priorizando o Amazonas no programa de vacinação contra a Covid-19. E não fomos priorizados! Continuamos a ver um Governo do Amazonas inerte, que não se antecipa à falta de oxigênio e desde agosto parou de prevenir. A Prefeitura é outra que precisa agir!”, afirmou o deputado por meio de nota.

Outro Deputado que se pronunciou após visita de Pazuello, foi Belarmino Lins que classificou a vinda do ministro como “frustrante”. “Estamos decepcionados, pois se na capital os gastos serão altos para tocar em frente a vacina, no interior o problema será bem mais angustiante, tendo em vista as distâncias, a complexidade geográfica e a falta de material humano devido ao sistema quase colapsado”, lamentou o parlamentar.

Antes da fala de Pazuello, ocorrida em evento Centro Cultural Vasco Vasques (CCAA) o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), ainda chegou a fazer um apelo para que a cidade tivesse prioridade.

O governador Wilson Lima (PSC) falou depois do ministro e também citou as particularidades do Estado, como a necessidade de logística e de um trabalho específico para a vacinação de povos indígenas.

Chegada de oxigênio

Na manhã desta terça-feira (12/01) uma nova carga com 200 cilindros de oxigênio desembarcou em Manaus, transportada de São Paulo, em avião da Força Aérea Brasileira (FAB). A remessa faz parte de uma carga de 30 mil metros cúbicos programados para serem transportados de Guarulhos (SP) para Manaus até a próxima quinta-feira (14/01). Na noite de segunda-feira, uma remessa de 50 mil metros cúbicos  desembarcou na capital amazonense por via fluvial vinda de Belém.

A força-tarefa é uma das ações programadas pelo Comitê de Resposta Rápida, que reuniu em um comando único os três níveis de governo – federal, estadual e municipal – no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) do Governo do Amazonas.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

O oxigênio transportado pertence à White Martins, fornecedora dos hospitais da rede estadual de saúde. Na semana passada, a empresa informou que o consumo de oxigênio quintuplicou e que estava operando no limite da sua capacidade, o que fez com que o Estado pedisse ajuda às Forças Armadas para auxiliar no transporte do produto produzido pela empresa em outras regiões do Brasil. O consumo está relacionado ao aumento súbito de internações na rede pública e privada, principalmente nas últimas duas semanas.

Além dos 200 cilindros de hoje, uma remessa de 150 cilindros está programada para chegar na quarta-feira (13/01) e outra de 150 cilindros na quinta-feira (14/01), que equivalem juntas a 5 mil metros cúbicos.  Outros 25 mil metros cúbicos em isotanques também estão na programação de voos desta semana da FAB, partindo do aeroporto de Guarulhos.

Desde sexta-feira (08/01), a força-tarefa sob o comando da Defesa Civil do Amazonas atua no transporte de oxigênio de Belém, Brasília e Guarulhos.

 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais