Manaus, 25 de outubro de 2021
PortugueseEnglishSpanish
PortugueseEnglishSpanish

Instituto de Proteção Ambiental prepara série de medidas para aprimorar atendimento ao público

Foto: Divulgação/Ipaam
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on skype
Share on email

Visando dar maior celeridade aos serviços oferecidos pelo órgão, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) está preparando uma série de medidas com o objetivo de modernizar e melhorar o atendimento prestado aos seus usuários. O órgão tem como principais atribuições o controle ambiental, fiscalização ambiental, licenciamento ambiental, Cadastro Ambiental Rural (CAR), monitoramento ambiental e educação ambiental.

Entre essas medidas está o licenciamento ambiental digital, a ser realizado por meio de plataforma on-line, hoje em fase final de ajustes, que permitirá a realização e acompanhamento de todo o processo de licenciamento ambiental de maneira remota. O novo sistema vai facilitar a vida do usuário e promover maior agilidade nos processos de forma rápida, clara e segura.

De acordo com a diretora técnica do Ipaam, Maria do Carmo, os processos de licenciamento ainda são feitos de forma estritamente presencial com o auxílio das chamadas “etiquetas”, dispositivo adotado pelo Ipaam como uma ferramenta de triagem, antecedendo a entrada dos processos no órgão.

“O Ipaam reconhece que a demora nas respostas dos processos é grande, mas ressaltamos que, internamente, estamos trabalhando incessantemente para mudar esse cenário, verificando formas de acelerar os processos e modernizar nossos procedimentos enquanto o sistema de licenciamento on-line está sendo finalizado. Nossa expectativa é colocar o sistema em pleno funcionamento ainda neste ano”, ressaltou.

 

Cadastro Ambiental Rural – Outro ponto importante que deve receber atenção especial é o CAR. Atualmente, a gerência responsável pelo processamento dos cadastros ambientais no estado conta com um número de analistas insuficiente para a demanda. A ideia é capacitar servidores de outros setores com o objetivo de descentralizar o processo e redistribuir a demanda para outras gerências, dinamizando o andamento dos processos do CAR.

 

Centro de Monitoramento – A construção do novo Centro de Monitoramento, localizado ao lado da sede do Ipaam, com previsão de entrega para a segunda metade de agosto, também trará enormes ganhos em termos de licenciamento e fiscalização, na medida em que, conforme aponta Maria do Carmo, a tecnologia permite a visualização remota de todo o território a partir de imagens de satélites de alta resolução.

Paralelamente, o Ipaam também está realizando a realocação de gerências, permitindo a ampliação do espaço físico de outros setores fundamentais ao atendimento, e eventualmente, a ampliação do seu quadro de funcionários.

Para a gerente de Documentos e Protocolos, Jussara Dirane, a ampliação do espaço a partir da realocação das gerências para o novo prédio anexo, vai impactar positivamente o atendimento, visto que o setor que é a porta de entrada dos processos no órgão.

“Todas essas medidas que estão sendo implementadas no órgão certamente irão melhorar o processo de licenciamento e beneficiar os usuários dos nossos serviços, que foram tão prejudicados durante a pandemia”, disse Jussara.

Para o diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, todas essas melhorias, tanto em tecnologia quanto em procedimentos internos e estrutura, estão alinhadas com política ambiental que vem sendo executada pela gestão do governador Wilson Lima.

“O Ipaam é fundamental para o desenvolvimento social e econômico do Amazonas. Hoje estamos colocando em prática essa série de mudanças e melhorias para facilitar a vida de quem precisa dos serviços do órgão para licenciar suas atividades de maneira legal. O sistema on-line é uma meta da nossa gestão, e contamos com o apoio do governador Wilson Lima para entregar um serviço rápido, seguro e 100% digital”. Afirmou.

 

Ipaam – O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas foi criado em 14 de dezembro de 1995, substituindo o Instituto de Desenvolvimento dos Recursos Naturais e Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (IMA/AM), e é responsável por coordenar e executar exclusivamente a Política Estadual do Meio Ambiente.

Desde 2003, o Ipaam passou a ser vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), atualmente Sema. Sua estrutura foi definida pelo Decreto nº 17.033, de 11 de março de 1996, quando passou a ser o  órgão executor da Política de Controle Ambiental do Estado do Amazonas, tendo como principais atribuições o controle ambiental, fiscalização ambiental, licenciamento ambiental, Cadastro Ambiental Rural (CAR), monitoramento ambiental e educação ambiental.

Voce pode gostar também!

Estamos ao vivo clique aqui!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!