Manaus, 8 de dezembro de 2021
PortugueseEnglishSpanish
PortugueseEnglishSpanish

Jornal impresso do Japão adota novo tipo de papel biodegradável que vira flores para abelhas

Reprodução
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on skype
Share on email

Nos últimos anos, os jornais impressos têm sido cada vez mais criticados pelo uso excessivo de papel para imprimir notícias que ficam desatualizadas já no dia seguinte.

Ainda que muita gente goste do “ritual” de segurar o jornal e ler as notícias fisicamente, a crítica do desperdício é pertinente e gera debate até mesmo nas empresas de jornalismo.

Levando esse problema à sério, o jornal japonês “The Mainichi Shimbunsha” decidiu inovar e agora usa papel 100% reciclado e misturado com sementes de flores, que atraem abelhas.

O jornal é um dos 5 mais populares do país e seu novo design foi desenvolvido pela Dentsu, que é uma das maiores agências de publicidade da nação asiática.

De acordo com o portal ‘Nation’, o folhetim pode ser plantado em vasos ou no solo e, depois de algumas semanas, se transforma em flores – daí seu apelido entre os japoneses: ‘Jornal Verde’.

Ele é feito com uma mistura de papel reciclado, água e sementes de algumas espécies de plantas com pequenas flores. Sua tinta, usada na impressão, decompõe como um fertilizante.

Assim, o reaproveitamento do papel, ao contrário dos demais jornais tradicionais, é super fácil: basta colocá-lo em uma embalagem com terra para plantar e regar, e as sementes germinam, cujas plantas geram flores que as abelhas adoram.

A iniciativa foi abraçada pelo público japonês, que elogiou a pegada mais sustentável que o “Mainichi Shimbunsha” busca ter. Recentemente, algumas escolas assinaram o jornal para educar as crianças sobre a questão ambiental e ensiná-las sobre a importância da reciclagem.

Tá aí uma ideia que pode servir de inspiração para outras empresas que trabalham com um grande volume de impressões em papel!

 

 

Fonte: Pensamento Verde

Voce pode gostar também!

Estamos ao vivo clique aqui!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!