Manaus, 25 de janeiro de 2022
PortugueseEnglishSpanish
PortugueseEnglishSpanish

‘Lua Vermelha’: híbrido de teatro, cinema e literatura faz reflexão sobre a vida e o universo feminino

Vanessa Pimentel. Foto: Leandro Iung
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on skype
Share on email

Em “Lua Vermelha – Clarice: O caminho de dentro”, a atriz, diretora, roteirista, arte-educadora e jornalista Vanessa Pimentel transforma seus pensamentos e inquietações oriundos da pandemia em um produto cultural. Trata-se de um monólogo híbrido que une teatro, cinema e literatura, numa obra cênica autoral que homenageia a escritora Clarice Lispector.

O projeto, que foi contemplado no Edital Prêmio Feliciano Lana –  promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, como parte das ações da Lei Aldir Blanc no Estado – está disponível em https://bit.ly/youtubeluavermelha

Com roteiro e direção geral assinados por Vanessa Pimentel, “Lua Vermelha” também é uma reflexão sobre a vida e o universo femino (sagrado), fruto de um processo múltiplo de experimentações e re (descobertas) que converge, de uma forma sensível e muito particular, para a união de três linguagens artísticas, bastante familiares à atriz ao longo de toda a sua trajetória: o teatro, o cinema e a literatura.

“Acredito que a produção de qualquer obra artística seja sempre um grande desafio, porém escrever, atuar e dirigir me proporcionou uma experiência de criar e realizar, de uma forma macro, não fragmentada, como é de costume, quando participo de projetos, apenas como atriz”, afirma Vanessa.

Roteiro  – Na obra, uma escritora solitária e em crise, enquanto questiona-se sobre o real sentido da existência e reflete sobre as suas verdadeiras origens e memórias, revela sentimentos como medo, tristeza, solidão e angústia, além de um forte desejo de liberdade, que manifesta-se sempre, através da sua escrita poética, sensível, misteriosa e selvagem.

Os  textos escritos por Vanessa são entrelaçados a recortes precisos de grandes obras da escritora Clarice Lispector, como “Perto do Coração Selvagem” (1943) e “Água Viva” (1973).

O roteiro é dividido em oito atos, extremamente poéticos e imagéticos, são eles: “Cinzas da Primavera”, “As faces de Eva”, “Obscuro Objeto do Desejo”, “Insustentável Leveza”, “Retratos e Memórias”, “Uma pálida sombra”, “Doce Vertigem” e “O ópio da terra”.

A personagem – A personagem Clarice representa um arquétipo feminino com suas diversas nuances, que lembra as fases da lua. “A Deusa interior que habita em nós mulheres que geramos a vida, caos, e criamos todas as coisas existentes e viventes no mundo exterior. Essa voz guia, uterina, fluida que nos liberta, como em um rito de passagem, para além da vida. Levando-nos a revelar nossa verdadeira essência, através da jornada sagrada pelos quatro elementos: terra, água, fogo e ar”, afirma a atriz.

Declaração de amor à Manaus – “Lua Vermelha: Clarice – O caminho de dentro”  também é um ato de amor à Manaus, e um convite para redescobrir a cidade através do olhar mágico, poético, literário ritualístico e feminino, da personagem Clarice, que ao longo das cenas, passeia por inúmeros espaços, monumentos e equipamentos culturais como a Praça Dom Pedro II, localizada no Centro Histórico de Manaus; Praça Heliodoro Balbi, a antiga Praça da Polícia; os jardins do Palácio Rio Negro; Parque Senador Jefferson Peres e o Igarapé Água Branca, este último localizado no Bairro Tarumã

 

Equipe Técnica

Roteiro e Direção Geral: Vanessa Pimentel

Produção Executiva: Wanessa Leal

Direção de Fotografia: Graziela Praia

Assistência de Direção: André Luiz Nascimento

Assistência de Câmera: Rafael Augusto

Atriz Vanessa Pimentel

Captação de Áudio: Heverson Batista

Cabelo, Figurino e Maquiagem: Vanessa Pimentel

Direção de Arte e Cenografia: Wanessa Leal e Vanessa Pimentel

Montagem e Finalização: Manoel Castro Jr

Fotografia (Still): Larissa Martins e Leandro Iung

Assessoria de Comunicação: Wanessa Leal

Voce pode gostar também!

Estamos ao vivo clique aqui!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!