Manaus, 12 de junho de 2021
PortugueseEnglishSpanish
PortugueseEnglishSpanish

Major e tenente são presos por furto de agência bancária em Parintins

blank
Foto: Fernando Cardoso
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on skype
Share on email

O Juiz de Direito da Vara da Auditoria Militar do Tribunal de Justiça do Amazonas, Alcides Carvalho Vieira Filho, condenou a 10 e 08 anos, o Tenente PM João Rosário de Almeida e Silva Júnior e o Major PM Bruno Dayvison Lima de Sales, por envolvimento no furto do Banco da Amazônia (BASA), ocorrido no dia 15 de abril de 2019, em Parintins.

De acordo com o Diário de Justiça Eletrônico do TJAM, página 70, edição desta segunda-feira (08), o magistrado mandou notificar os advogados dos dois militares para informar a sentença.

Baseado na denúncia, o Tenente João Rosário Júnior, foi condenado à uma pena de 10 (dez) anos de reclusão, pelo cometimento do crime previsto no artigo 240 (Furto), parágrafos 4º e 6º, incisos I e IV, combinado com o artigo 53, todos do Código Penal Militar.

O major Bruno Dayvison Lima de Sales, após a analise da auditoria militar baseada nas circunstâncias judiciais previstas no artigo 69, o condenou a pena de 8 (oito) anos de reclusão, pelo cometimento do mesmo crime.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

Pelas circunstâncias judiciais, as penas serão cumpridas em estabelecimento militar adequado sob regime fechado, devendo os condenados permanecerem em alojamentos até que percam a condição de policiais militares, quando deverão ser transferidos para um estabelecimento penal.

A decisão pressupõe a pena acessória de perda de cargo, conforme o artigo 125, inciso 4º, da Constituição Federal.

Ainda na auditoria militar, as provas dos autos também constituem ao menos supostos indícios de conduta delituosa por parte do Coronel Luiz Alberto Passos Navarro, ex-comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar de Parintins.

Os supostos indícios, segundo a sentença, chegaram a ser fomentados pela própria acusação, constando declaração do Comandante-Geral de que o referido oficial não foi convocado e se ausentou da cidade de Parintins mesmo sabendo da expectativa criminosa, de alta e relevante gravidade, concretizada nas informações que lhe foram passadas por um soldado PM, cujo número de telefone celular foi bloqueado pelo ex-comandante, ao qual incumbia providência direta para evitar o crime, minar a tentativa ou prender em flagrante seus autores.

Ainda no documento, o oficial omitiu informações preciosas para que o Subcomandante, Capitão Viana, pudesse empreender diligências como seu substituto, fazendo o que ele não fez, dando a ideia de comportamento omisso, de colaborador, ou do elemento subjetivo do injusto para prevaricar.

O magistrado pediu para que o Ministério Público análise os autos em tal sentido, do possível envolvimento de outro militar que não teve o nome divulgado. A reportagem não conseguiu contato com os advogados dos dois militares para se manifestarem sobre a sentença.

Voce pode gostar também!

Estamos ao vivo clique aqui!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!