Manaus, 4 de agosto de 2021
PortugueseEnglishSpanish
PortugueseEnglishSpanish

Manejo florestal: Governo do Amazonas publica decreto para incentivar o uso sustentável de madeira legalizada

Foto: Arquivo Secom
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on skype
Share on email

Com a finalidade de aumentar a produção madeireira legalizada, incentivando a regularização de empreendimentos florestais e reduzir o desmatamento, o Governo do Amazonas publicou, na segunda-feira (12/07), decreto que regulamenta a subvenção de crédito de 80% sobre o valor financiado concedido aos produtores rurais do estado.

O benefício é fruto do programa Mais Manejo Florestal, contido no Programa Agro Amazonas, que será executado pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em conjunto com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário, Florestal Sustentável (Idam) e Agência de Fomento do Amazonas (Afeam).

De acordo com o titular da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, o programa vai beneficiar principalmente aquele produtor rural que possui sua área licenciada, mas que muitas vezes não tem o recurso para cortar, beneficiar e transportar a madeira. Sendo uma política inovadora para beneficiar o manejador florestal legalizado.

“No Amazonas temos a figura do pequeno produtor, que ora é agricultor, ora é pescador e também extrativista, vivendo do manejo florestal. Mas o programa beneficiará somente àqueles que tiverem a licença ambiental do órgão oficial vigente e sejam da categoria de manejo florestal de pequena escala ou de menor impacto”, informou.

 

Convênio – De acordo com o chefe de departamento da Secretaria Executiva Adjunta de Política Agrícola, Pecuária e Florestal do Amazonas da Sepror, Eduardo Rizzo Eduardo Rizzo, o Programa entrará em execução no Amazonas, a partir da assinatura do Termo de Convênio entre Sepror, que é responsável pela gestão e repasse dos recursos que serão utilizados, o Idam, que realizará assistência técnica e a Afeam, que fará a concessão de crédito.

“O financiamento se dará para o agricultor familiar ou produtor rural, por meio do programa Mais Manejo Florestal, incluindo manejo florestal e áreas de várzea, sendo o valor financiado de até R$ 525,00 por metro cúbico de madeira beneficiada em prancha, com valor de crédito subsidiado de 80%, pelo Governo do Amazonas sobre o valor concedido, limitado a 200m³ de madeira serrada por produtor”, informou Rizzo.

 

Mais Manejo Florestal – O Programa de Incentivo à Produção de Madeira Manejada atuará na fluidez à cadeia do manejo florestal no estado do Amazonas, preenchendo uma lacuna existente através do fomento para efetivação da exploração florestal da madeira manejada, obedecendo a técnicas e com uso da tecnologia disponível. No Plano Safra 2021/2022 está previsto um investimento de aproximadamente R$ 2,5 milhões.

O programa prevê, diferentemente das políticas históricas de repressão ao produtor ilegal, uma proposta de bonificação ao produtor legalizado. O que deve, em curto prazo, atrair cada vez mais manejadores para a regularização de suas atividades.

 

Comercialização – Os manejadores que participarão do Mais Manejo Florestal poderão também vender os produtos madeireiros que foram beneficiados para o Programa de Regionalização do Mobiliário Escolar (Promove), da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), que realiza o fornecimento de mobiliários produzidos com madeira oriunda de planos de manejo legalizado, para a rede pública.

Voce pode gostar também!

Estamos ao vivo clique aqui!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!