Marcellus Campêlo depõe na CPI da Pandemia no Senado

Campelo se afastou da Secretaria de Saúde depois que foi preso pela PF Foto: Secom
Compartilhe

A CPI da Pandemia no senado ouve em reunião semipresencial nesta terça-feira (15/06),  o depoimento do ex-secretário de Saúde do estado do Amazonas Marcellus Campêlo.  No início do mês, Campêlo foi alvo de uma operação da Polícia Federal por supostos desvios na área da saúde. A investigação do mau uso de verba federal nos estados é defendida por governistas na CPI para evitar que o foco fique só no presidente Jair Bolsonaro e seus colaboradores.

Marcellus Campelo também será questionado sobre a falta de oxigênio no Amazonas, que levou ao colapso no atendimento às vítimas de Covid-19 em janeiro deste ano. A Polícia Federal ainda apura desvio de dinheiro do combate à pandemia, a partir de suposta organização criminosa no estado.

Os requerimentos que pediram a convocação de Marcellus Campêlo foram apresentados pelos senadores Marcos Rogério (DEM-RO) e Alessandro Vieira (Cidadania-SE). Marcos Rogério diz que o ex-secretário terá de “esclarecer os fatos no tocante ao colapso da saúde no estado do Amazonas no começo do ano”, ao enfrentamento da pandemia pelo governo federal e à fiscalização da aplicação de recursos federais por estados e municípios no combate à pandemia.

Para Alessandro Vieira, o depoente terá que esclarecer “todas as circunstâncias relativas ao colapso da saúde na capital amazonense no início do ano, especialmente com relação à falta de oxigênio e à atuação dos gestores públicos para a resolução da crise”.

A Polícia Federal investiga também se o governo do estado do Amazonas favoreceu empresários locais na construção de um hospital de campanha em Manaus. Os agentes fizeram buscas na casa do governador Wilson Lima, na sede do governo, na Secretaria de Saúde e na residência do então secretário Marcellus Campêlo, que chegou a ser preso. Em junho do ano passado, o governador amazonense já tinha sido alvo de uma operação por suspeita de fraude na compra de respiradores.

A CPI da Pandemia já aprovou a quebra de sigilos telefônico e telemático de Marcellus Campêlo. O governador do Amazonas conseguiu escapar de depor à comissão em virtude de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), da qual a CPI vai recorrer.

Fonte: Agência Senado

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais