Marcos Mion reflete sobre autismo e sua relação com Romeo: "meu propósito de vida é ser voz para meu filho"

Marcos Mion e o filho Romeu Foto: Reprodução/Instagram
Compartilhe
Foi só em 2014 que Marcos Mion tornou público o autismo de seu filho Romeo, hoje com 14 anos. Segundo o apresentador, o tempo foi necessário para se sentir preparado, com mais experiência e conhecimento no assunto. A causa tornou-se sua bandeira, chegou aos lares de outras pessoas e virou até lei. Nesta quinta-feira, 2, quando é celebrado o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, Mion é taxativo sobre sua missão.
“O propósito da minha vida é ser voz para meu filho e para os mais de 2 milhões de famílias autistas no Brasil. Isso é o que mais me motiva”, conta o apresentador, casado com a designer Suzana Gullo, com quem tem outros dois filhos, Donatella, de 11 anos, e Stefano, de 9.

“Sabia que representaria uma comunidade gigante e queria honrar o trabalho de conscientização que já foi feito antes de mim. E, claro, porque se trata de outra pessoa, meu filho, tínhamos que ter tudo seguro e preparado para ele não sofrer preconceito”.
Aos 40 anos, Mion faz questão de mostrar o carinho e cuidado que tem com Romeo. Ele, no entanto, reconhece que nem todas as pessoas com a mesma condição do filho possuem os mesmos privilégios. Argumenta que “não adianta gostar e respeitar” apenas de Romeu, mas todas as crianças autistas.

Mion e o filho esquiando na neve

Mion e o filho esquiando na neve Foto: Reprodução/Instagram

‘Ele é um xodó do Brasil’
“Tenho consciência que minha posição como pessoa pública traz privilégios para o Romeo, em relação à sua condição e em relação às pessoas sentirem preconceito. Ele é um xodó do Brasil (risos). Aonde eu vou, me param para mandar um beijo para ele. Quase como se o Romeo estivesse virando um símbolo de quem passa por adversidades e com amor consegue superar”, afirma ele, antes de acrescentar que o adolescente acaba servindo como instrumento para que outras pessoas entendam as condições dos próprios filhos.
Contra isso, na visão do apresentador, não há outra ferramenta senão a informação. Ainda há preconceito, daí a sua dedicação ao tema:
“O autismo não é uma deficiência visível. Não é óbvio que a pessoa seja”.
Por isso a importância da lei sancionada no início deste ano, batizada com o nome de Romeo. O texto determina a criação da carteira nacional de identificação do autista. Isso garante a todos os direitos que as pessoas nessa condição têm, nas áreas da saúde, educação e prioridade em atendimentos.

Mion os filhos e a mulher

Mion os filhos e a mulher Foto: Reprodução / Instagram

Mion também mantém nas redes sociais um grupo pró-autismo, que já soma cerca 200 mil participantes. Por lá, eles trocam informações e criam uma rede de apoio.
“A solidariedade que estamos aprendendo a dar ainda mais valor nesses tempos de coronavírus já existe ali e gera muito conforto a milhares de famílias.”

Romeu e o pai quando criança e adolescente

Romeu e o pai quando criança e adolescente Foto: Reprodução/Instagram
Marcos Mion e o filho Romeu

Marcos Mion e o filho Romeu Foto: Reprodução/Instagram

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais