MPAM e MPF recomendam montagem de barreiras sanitárias

Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus — Foto: Divulgação/Infraero
Compartilhe

Os Ministérios Públicos Federal (MPF) e Estadual (MPAM) expediram, na tarde deste domingo (22), recomendação à Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que estabeleçam, de maneira coordenada e conjunta, barreiras sanitárias em portos, terminais rodoviários e aeroportos do Estado pelos próximos 60 dias com o objetivo de conter a proliferação do novo coronavírus (Covid-19). Entre os motivos listados estão a declaração do governo federal de que o vírus já está sendo transmitido de maneira comunitária, quando não há como descobrir quem transmitiu, e que a circulação de pessoas é um dos maiores fatores de risco ao contágio.
A medida também recomenda que haja aumento da quantidade de profissionais no trabalho de controle feito pelos órgãos nas respectivas localidades citadas, bem como orientação aos viajantes quanto a medidas de proteção individual em português, espanhol e inglês.
O documento também recomenda a organização dos espaços de embarque e desembarque, balcões de empresas aéreas e praças de alimentação para que as normas de distância entre as pessoas sejam seguidas. A limpeza dos carrinhos de bagagem e limitação da lotação de pessoas nos banheiros e disponibilização de equipamentos de proteção individual às equipes de profissionais que farão as abordagens, também foram incluídas nos itens recomendados.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

O prazo de 24 horas foi fixado para que as autoridades recomendadas informem as providências adotadas para atender à medida.
Assinaram a recomendação as promotoras de Justiça Silvana Nobre Cabral (58ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos à Saúde Pública) e Sheyla Andrade dos Santos (da 81ª Promotoria de Defesa do Consumidor), representando o MPAM. Pelo Ministério Público Federal, assinaram os procuradores e procuradoras da República: José Gladston Viana Correia, Júlia Rossi de Carvalho Sponchiado, Michèle Diz y Gil Corbi e Igor da Silva Spíndola.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais