Manaus, 28 de julho de 2021
PortugueseEnglishSpanish
PortugueseEnglishSpanish

Municípios do Amazonas tratam sobre projeto de extração e tratamento de potássio

Foto: divulgação/Sedecti
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on skype
Share on email

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) recebeu a visita, nesta sexta-feira (16/07), de representantes da empresa Potássio Brasil. A visita teve como objetivo apresentar um projeto de extração e tratamento do minério de potássio em três municípios do Amazonas: Autazes, Itacoatiara e Itapiranga. A intenção é gerar um ciclo completo de desenvolvimento, retirando o potássio de camadas subterrâneas do solo para que ele seja utilizado na fertilização de lavouras.

A reunião foi tratada por meio da Secretaria Executiva de Mineração, Energia, Petróleo e Gás (Semep) e aconteceu no auditório da Sedecti, localizada à avenida Urucará, 595, no bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus.

Segundo os representantes da empresa, o projeto encontra-se em fase de licenciamento ambiental e a construção deve avançar assim que todos os procedimentos forem cumpridos.

Para o secretário executivo da Semep, Marco Antônio Villela, um dos pontos principais do projeto é diminuir a dependência do potássio consumido no Brasil e que é importado do Canadá, da Rússia, da Alemanha e de Israel.

“Com um depósito mineral em Autazes, Itacoatiara e Itapiranga, dentro do país, a distância de transporte será substancialmente reduzida. Também irá gerar mais postos de empregos para a nossa região. Dessa forma, teremos melhorias no aproveitamento dos minerais. É importante entender e acompanhar esse projeto, até que ele comece a produzir os frutos, ou seja, retirando o minério e produzindo emprego e renda para a população, além de receita para o Estado”, declarou Villela.

 

Projeto – Um dos municípios a receber toda estrutura de implementação e extração de potássio é Autazes (distante 113 quilômetros de Manaus). A cidade também deve se beneficiar com o aumento das receitas fiscais, recebendo mais recursos que podem ser investidos nas políticas públicas, como na construção de escolas, melhorias na qualidade da água, melhorias em estradas e serviços de saúde. Sozinho, o depósito de Autazes é capaz de suprir, nos próximos 30 anos, de 20% a 30% do potássio que o Brasil necessita anualmente.

O diretor da Potássio Brasil, Guilherme Jácome informou que a empresa tem três projetos no Amazonas para a produção de fertilizante de potássio, que será utilizado para melhorar a produtividade da agricultura no país.

“A importância do potássio para o Brasil é a garantia de soberania nacional e, com isso, a garantia para produção interna. Para o Estado do Amazonas significa geração de emprego e renda, além de melhoria na infraestrutura da região, como, por exemplo, na construção de linhas de transmissão que vão proporcionar energia de qualidade e programas sociais e ambientais”, comentou o representante da empresa Potássio Brasil.

Voce pode gostar também!

Estamos ao vivo clique aqui!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!